Engenharia Florestal

Após sua implantação no ano de 2010, o curso de Engenharia Florestal da UFMS, Câmpus de Chapadão do Sul/MS, foi reconhecido em 2014, quando recebeu conceito 4 da Comissão Externa de Avaliação. Apesar de o curso ser relativamente novo, destaca-se entre os cursos de Engenharia Florestal mais bem avaliados do país. Seu Conceito Enade contínuo é igual a 3,48 e posiciona o curso da UFMS como o 12º colocado no Brasil e o 1º colocado na região Centro Oeste. Seu CPC contínuo é igual a 4,249 e posiciona a UFMS com o 2º melhor curso de Engenharia Florestal no Brasil e o 1º da região Centro Oeste. No Guia da Faculdade Estadão 2023 o curso foi classificado como quatro estrelas.

Apesar de estar entre os cursos  mais novos do Brasil, o curso de Engenharia Florestal da UFMS, Câmpus de Chapadão do Sul, destaca-se pela qualidade do ensino, é gratuito e possui localização estratégica em um dos Estados referências no setor florestal brasileiro.

As seções a seguir apresentam mais informações e particularidades sobre o curso, que podem ser úteis para os atuais alunos do curso, bem como para demais pessoas que eventualmente queira saber um pouco mais sobre o curso de Engenharia Florestal da UFMS. 

Confira:

Além de ser um curso de qualidade e gratuito, o curso de Engenharia Florestal da UFMS apresenta diversos outros pontos positivos. Confira no banner! 

O ingresso na UFMS ocorre por diversas modalidades. O Curso de Engenharia Florestal disponibiliza 50 vagas, que são distribuídas entre: Vestibular UFMS (30 vagas); PASSE – Programa de Avaliação Seriada Seletiva (10 vagas) e; Sistema Unificado de Seleção (SiSU) baseado no desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) (10 vagas). Além disso, periodicamente também pode ocorrer outros processos seletivos para vagas complementares, através de editais como: Quero Ser UFMS; Movimentação Interna e Reingresso; Transferência, Refugiado e Portador de Diploma e; Vagas Olímpicas. Mais sobre informações sobre os editais de ingresso podem ser acompanhadas no Portal de Ingresso UFMS.

EDITAIS ABERTOS E COM VAGAS DISPONÍVEIS: 

No momento não há editais com vagas disponíveis.

 

PRÓXIMOS EDITAIS PREVISTOS:

SUGESTÃO: Clique nos links para acessar obter mais informações e acessar os editais anteriores.

Movimentação Interna e Reingresso [Clique aqui] Destinado a acadêmicos INATIVOS que foram excluídos por desistência, jubilação, reprovação ou solicitação do aluno ou acadêmicos que queiram mudar de curso.  Próximo edital previsto para o meio do ano (junho ou julho de 2024). Início das aulas no 2° semestre de 2024.

Transferência, Refugiados e Portador de Diploma [Clique aqui] Destinado a acadêmicos de outras instituições que queiram se transferir para a UFMS; Estrangeiros Portadores de Visto de Refugiado, Humanitário ou Reunião Familiar; Portador de diploma de cursos de graduação reconhecido pelo MEC. Próximo edital previsto para o meio do ano (junho ou julho de 2024). Início das aulas no 2° semestre de 2024.

VESTIBULAR UFMS – 30 vagas [Clique aqui] Destina-se aos candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente, ou estão em vias de concluí-lo até o período previsto para ocorrerem as matrículas. Edital previsto para setembro de 2024. Prova no dia 1° de dezembro de 2024, das 8h às 13h. Início das aulas no 1° semestre de 2025.

PASSE – Programa de Avaliação Seriada Seletiva – 10 vagas [Clique aqui] Destina-se a candidatos que ainda estão cursando o ensino médio e desejam ingressar na UFMS de forma seriada, por meio de avaliações realizadas ao final de cada ano letivo, com conteúdos específicos daquele período. O processo seletivo é composto por três etapas e a escolha do curso só ocorre na última, quando também é aplicada a prova de redação. Edital previsto para setembro de 2024. Prova no dia 8 de dezembro de 2024, das 8h às 13h. Início das aulas no 1° semestre de 2025.

Observação: Os estudantes que deixarem de realizar a 1ª e/ou 2ª  Etapa poderão se inscrever normalmente para a 3ª Etapa, porém, receberão nota 0 (zero) no escore da(s) Etapa(s) não realizada(s).

SiSU – 10 vagas [Clique aqui] Pode participar do SiSU qualquer pessoa com ensino de nível médio completo que tenha prestado a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Edital previsto para o início do ano de 2025. Início das aulas no 1° semestre de 2025.

Observação: Para participar do SiSU 2025,  é necessário que o candidato tenha realizado a prova do Enem em 2024. Período de inscrições no Enem 2024 será de 27 de maio a 7 de junho. Provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro em todo o Brasil. Acesse o Edital do Enem 2024.

Duração do curso: 10 semestres

Período: MATUTINO

Modalidade de ensino: Presencial

Estrutura curricular: Clique aqui

Unidade: CPCS – Câmpus de Chapadão do Sul

Número de vagas: 50 vagas – Ingresso anual no primeiro semestre

Coordenador: Prof. Dr. Gileno Brito de Azevedo

Coordenador adjunto: Prof. Dr. Luis Gustavo Amorim Pessoa

Contatos da Coordenação  do Curso de Engenharia Florestal

E-mail: engfl.cpcs@ufms.br

Telefone: (67) 3562-6302 (secretaria) / (67) 3562-6320 (coordenação)

Perfil no Instagram: @engflorestal.ufms

Saiba mais sobre o curso: Clique aqui

 

Contato dos professores e técnicos administrativos

Para acessar a lista com os ramais telefônicos dos professores e técnicos administrativos do Câmpus de Chapadão do Sul, clique aqui.

 

Telefones e ramais da UFMS

Para acessar a lista com os contatos telefônicos de diferentes setores e unidades da UFMS, acesse a aba RAMAIS, disponível na Plataforma Catálogo de Sistemas de Informação e Tecnologias Digitais.

Os links a seguir direcionam para páginas externas à UFMS, que trazem mais informações sobre a profissão em Engenharia Florestal:

O banner a seguir apresenta uma síntese sobre o curso:

O Curso de Engenharia Florestal da UFMS/CPCS tem como objetivo formar profissionais para a administração dos recursos florestais visando sua utilização sustentável de modo a atender às diversas demandas da sociedade com sólida formação para o entendimento e a operacionalização das funções sociais, tecnológicas, econômicas e ambientais das florestas. O profissional deverá ter sólida base em Ciências Biológicas, Exatas e Humanas, Econômicas e Administrativas, com forte consciência ética.

O perfil dos profissionais de Engenharia Florestal está expresso no artigo 5º das diretrizes nacionais do Curso definido pelo Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação. Sendo assim, a UFMS/CPCS propõe formar profissionais de Engenharia Florestal com o seguinte perfil:

  • Sólida base nas ciências biológicas, exatas e humana e forte consciência ética e ecológica quanto a sua responsabilidade na conservação da natureza;
  • Sólidos conhecimentos em ecossistemas terrestres, em particular dos ecossistemas florestais, bem como das realidades sociais e econômicas nas diversas regiões do Brasil;
  • Juízo crítico autônomo na sua área de conhecimento e atuação, sabendo utilizar o método científico para a análise e condução dos processos de tomadas de decisão dentro dos princípios básicos de sustentabilidade;
  • Capacidade de intervir sobre os ecossistemas florestais através de métodos de manejo adequados para cada situação ecológica, econômica e cultural;
  • Conhecimento de como utilizar máquinas e equipamentos nas práticas florestais, dentro dos critérios de racionalidade operacional e de baixo impacto ambiental;
  • Conhecimento dos processos de transformação industrial de recursos de origem florestal, associando as propriedades da matéria prima florestal com a qualidade dos produtos finais;
  • Visão holística da atuação do Engenheiro Florestal;
  • Aptidão para o trabalho em ambientes naturais e em atividades ligadas ao desenvolvimento rural;
  • Conhecimento fundamental para despertar o interesse para a pesquisa científica.

Desta forma a Universidade direcionará suas ações para habilitação do profissional egresso, visando subsidiá-lo na construção de atitudes de sensibilidade e compromisso social, ao mesmo tempo que lhes prove sólida formação científica e profissional geral, capacitando-o a absorver e desenvolver tecnologias, observando tanto o aspecto do progresso social quanto da competência científica e tecnológica, permitindo ao profissional a atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.
A habilitação profissional irá, ainda, assegurar a formação de profissionais aptos a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos, bem como utilizar racionalmente os recursos disponíveis, além de conservar o equilíbrio do ambiente. 

O curso de Engenharia Florestal da UFMS possui a carga horária total de 3.876 horas. As disciplinas estão alocadas do 1° ao 9° semestre, sendo o 10° semestre sugerido para o desenvolvimento de Estágio Obrigatório e Trabalho de Conclusão de Curso.

Estrutura curricular: Clique aqui

Pré-requisitos: Clique aqui

Matriz curricular e pré-requisitos: Clique aqui

O Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do curso de Engenharia Florestal foi revisado recentemente, e a partir de 2024 o turno de oferta de do curso passou do período Integral para o Matutino, além de passar por uma revisão e atualização  da estrutura curricular.

  • Novo PPC (válido a partir de 2024):

– Resolução nº 1.021-2023 – COGRAD/UFMS – Projeto pedagógico

  • PPC anterior (até 2023):

– Resolução nº 273-2020 – COGRAD/UFMS – Projeto Pedagógico

– Resolução nº 626-2022 – COGRAD/UFMS – Alterações Projeto Pedagógico (complementar).

– Resolução nº 887/2023 – COGRAD/UFMS – Alterações Projeto Pedagógico (complementar)

O corpo docente é altamente qualificado, sendo mais de 95% doutores e grandes conhecedores nas suas áreas de atuação. Normalmente, o curso conta com cerca de 25-27 professores, que ministram aulas para o curso.

Clique no link a seguir para para saber mais informações sobre os professores, como formação, áreas de atuação, linhas de pesquisa e contatos:

Docentes – Campus de Chapadão do Sul (ufms.br)

O Calendário Acadêmico, definido pelo Conselho Universitário da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (COUN) é disponibilizado na página <http://prograd.ufms.br/calendario-academico/>. Confira o Calendário Acadêmico 2024.

O horário de aula das disciplinas em cada período letivo é variável e leva em consideração principalmente a demanda dos alunos. Confira o Horário de Aula 2024.1 

O Estágio Obrigatório do Curso de Engenharia Florestal da UFMS é Componente Curricular Não Disciplinar (CCND), com no mínimo 204 horas, que possui como pré-requisito o cumprimento de 70% da carga horária total do curso. Uma vez o aluno apto a realizar o Estágio Obrigatório, este pode ser iniciado a qualquer momento, independentemente do Calendário Acadêmico.

O Estágio Não Obrigatório, não possui pré-requisito e pode ser realizado a qualquer momento pelos acadêmicos. 

Qualquer estágio, obrigatório ou não obrigatório, a ser realizado pelos acadêmicos deverá primeiramente ser formalizado junto à UFMS. Dúvidas sobre estágio podem ser enviadas para coeengfl.cpcs@ufms.br ou entrar em contato com a presidente da Comissão de Estágio (COE), a professora Glauce Azevedo (glauce.azevedo@ufms.br).

É importante que leiam as resoluções referentes ao estágio, bem como as instruções referentes a diferentes etapas do estágio, disponibilizadas a seguir:

Resolução de estágio:

Passo a passo para formalizar o estágio:

Documentos para encerramento do estágio obrigatório:

Documentos para encerramento do estágio não obrigatório:

Plano de atividades do estágio

Somente se o Termo de Compromisso de Estágio for Modelo da concedente ou de Agência de Integração e o modelo não possuir Plano de Atividades

Prorrogação do estágio por meio de termo aditivo

Com no mínimo 10 dias antes do encerramento da vigência do Termo de Compromisso, enviar a COE um e-mail (coengfl.cpcs@ufms.br) solicitando a prorrogação do estágio, com os documentos abaixo em anexo:

Atividades Complementares, é um componente curricular não disciplinar (CNND), obrigatório, com carga horária de 102 horas. São reguladas pela Resolução nº 830-Cograd, de 1º de março de 2023, que aprova o Regulamento das Atividades Complementares dos Cursos de Graduação da UFMS. Em seu anexo consta a Tabela Base de Pontuação das Atividades Complementares do Curso. A após o acadêmico obter a pontuação necessária, os documentos comprobatórios devem ser enviados para a Coordenação do Curso, por meio do Sistema Acadêmico (Siscad).

A carga horária mínima em atividades de extensão a ser realizada pelos acadêmicos é de 388 horas, que podem ser cumpridas pelos acadêmicos em atividades desenvolvidas nas disciplinas (obrigatórias e optativas) ou pelo componente curricular não disciplinar (CCND) Atividades de Extensão.

 A carga horária de extensão nas disciplinas é estabelecida durante a definição da oferta de cada período letivo, a critério do professor. Caso o acadêmico desenvolva as atividades propostas na disciplina, esta será computada e constará no histórico escolar do acadêmico. A qualquer momento, o acadêmico tem acesso a carga horária parcialmente cumprida, através do Sistema Acadêmico (Siscad).

O CCND Atividades de Extensão tem carga horária máxima de 388 horas, é de caráter opcional e pode ser cumprido de forma parcial pelos acadêmicos. As atividades poderão ser desenvolvidas em projetos e programas de extensão institucionais ao longo do Curso. A qualquer momento os acadêmicos podem cadastrar uma nova Atividade de Extensão e anexar os documentos comprobatórios através do Sistema Acadêmico (Siscad). Após validação pela Coordenação do Curso, a carga horária será contabilizada no histórico escolar do estudante.

A seguir, a regulamentação referente às atividades de Extensão e o Manual de Orientações para o Cadastro de Atividades de Extensão:

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um  Componente Curricular Não Disciplinar (CCND) obrigatório, com carga horária de 34 horas. É regulamentado pela RESOLUÇÃO Nº 595-COGRAD/UFMS, DE 22 DE JUNHO DE 2022, que aprova o Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso dos Cursos de Graduação da UFMS. O TCC pode ser realizado pelo estudante ao longo do último ano do Curso, desde que seu início seja registrado no Sistema Acadêmico (Siscad) e aprovado pelo professor orientador. 

Atualmente, após a finalização a finalização de todas as etapas do TCC através Siscad, os TCCs são automaticamente disponibilizados de forma online no Repositório Institucional da UFMS. Para acessar os envios pelos acadêmicos do Curso de Engenharia Florestal, clique aqui. Trabalhos concluídos até o ano de 2022 estão depositados na Biblioteca.

As Atividades Orientadas de Ensino (AOE), é um componente curricular não disciplinar (CCND),de caráter  optativo, com carga horária máxima de 102 horas. O acadêmico poderá realizar mais de uma AOE durante o Curso, desde que a somatória da carga horária dessas atividades não ultrapasse a carga horária máxima. É regulamentada pela Resolução n°594/2022-Cograd, que aprovou o Regulamento das Atividades Orientadas de Ensino dos Cursos da UFMS, e sua gestão ocorre por meio do Sistema Acadêmico (Siscad).

Clique aqui  para consultar os projetos de pesquisa cadastrados pelos professores do Câmpus de Chapadão do Sul.  Após carregar a página, aplique o filtro em “Coordenador”, busque  pelo “Nome do professor”, marque “SOMENTE” e clique em qualquer lugar da tabela. É possível acompanhar a vigência dos projetos cadastrados.

É sugerido aos acadêmicos que procurem os professores que coordenam projetos na área de seu interesse e se prontifiquem para colaborar e acompanhar as atividades.

Clique aqui  para consultar os projetos de extensão cadastrados pelos professores do Câmpus de Chapadão do Sul.  Após carregar a página, aplique o filtro em “Coordenador”, busque  por “Nome do Professor”, marque “SOMENTE” e clique em qualquer lugar da tabela. É possível acompanhar a vigência dos projetos cadastrados.

A Coordenação do curso sugere aos alunos que procurem os professores que coordenam projetos na área de seu interesse e se prontifiquem para colaborar e acompanhar as atividades.

Clique aqui  para consultar os projetos de ensino cadastrados pelos professores do Câmpus de Chapadão do Sul.  Após carregar a página, aplique o filtro em “Coordenador”, busque  por “Nome do professor”, marque “SOMENTE” e clique em qualquer lugar da tabela. É possível acompanhar a vigência dos projetos cadastrados. 

A Coordenação do curso sugere aos alunos que procurem os professores que coordenam projetos na área de seu interesse e se prontifiquem para colaborar e acompanhar as atividades.

A Jornada Florestal Reflore/MS foi idealizada durante o VII SIMFLOR – Simpósio Florestal Sul-Mato-Grossense, realizado e Aquidauana/MS no ano de 2022, quando o diretor executivo da Reflore/MS (Benedito Mário) e os coordenadores dos cursos de Engenharia Florestal, na ocasião, os professores Dr. Allan Motta Couto (UEMS) e Dr. Gileno Brito de Azevedo (UFMS) traçaram os primeiros planos para a Jornada Florestal.

Na ocasião, os envolvidos conversaram sobre as principais dificuldades e desafios das instituições de ensino no processo de formação de seus alunos, bem como a demanda das empresas por profissionais qualificados e preparados para o mercado de trabalho. Assim, a Jornada Florestal foi idealizada com o objetivo principal de estreitar relações da comunidade acadêmica com as empresas do setor florestal.

A Jornada Florestal ocorre graças a Reflore/MS e suas empresas associadas, que nas duas primeiras edições do evento fizeram todo o planejamento das visitas técnicas realizadas e financiaram hospedagem e alimentação para os participantes. As vagas são distribuídas de forma igualitária entre alunos e professores dos cursos de Engenharia Florestal da UFMS e da UEMS. 

I Jornada Florestal

Foi foi realizada no período de 25 a 27 de abril de 2023 e contou com a participação de 36 estudantes e cinco professores (UFMS + UEMS). As atividades realizadas foram: participação do lançamento da 11ª Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios (Bioparque Pantanal – Campo Grande/MS) e visita técnica as empresas Ramires Reflortec (Ribas do Rio Pardo/MS), Bracell (Água Clara/MS), Grupo Mutum (Ribas do Rio Pardo/MS) e Grupo Copa Investimentos (Ribas do Rio Pardo/MS).

Confira matéria sobre a I Jornada Florestal:

Em Jornada Florestal, Reflore/MS promove visita de acadêmicos da UFMS e da UEMS a associadas

II Jornada Florestal

Foi foi realizada no período de 16 a 19 de abril de 2024 e contou com a participação de 40 estudantes e seis professores (UFMS + UEMS). As atividades realizadas foram: participação do lançamento da 12ª Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios (FAMASUL – Campo Grande/MS) e visita técnica as empresas Suzano (“Projeto Cerrado” – Ribas do Rio Pardo / MS), MS Florestal (Água Clara/MS); Dia de Campo do Projeto Rural Sustentável, no Grupo Mutum (Ribas do Rio Pardo/ MS) e Eldorado Brasil (Três Lagoas / MS).

Confira algumas matérias sobre a II Jornada Florestal:

Jornada Florestal Reflore aproxima acadêmicos ao mercado de trabalho no setor florestal 

Curso de Engenharia Florestal da UFMS participa da II Jornada Florestal Reflore/MS 

A seguir, alguns eventos científicos em que alguns professores e alunos do curso de Engenharia Florestal estiveram/são envolvidos na organização:

SIMFLOR – Simpósio Florestal Sul-Mato-Grossense

O SIMFLOR é um evento técnico-científico que teve sua primeira edição realizada no ano de 2013. Foi idealizado e promovido pelo curso de Engenharia Florestal da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em Aquidauana/MS. A partir de sua sexta edição (2019), em parceria entre os cursos de Engenharia Florestal da UEMS e da UFMS, o SIMFLOR passou a ser organizado também por professores e alunos do curso de Engenharia Florestal da UFMS, em Chapadão do Sul/MS.

Mais informações sobre o SIMFLOR estão disponíveis na página https://simflor.ufms.br/. A oitava edição do evento foi realizada no período de 18 a 20 de outubro de 2023.

A programação do VIII SIMFLOR contou com a participação de palestrantes de importantes autoridades políticas e das principais empresas que atual no setor florestal no Estado de Mato Grosso do Sul (Confira aqui).

Clique aqui para acessar os Anais do VIII SIMFLOR.

O VIII SIMFLOR contou  o apoio financeiro (R$ 18.000,00) da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT), através da Chamada Fundect/UEMS Nº 11/2022 – PAE-MS 2022.  Confira aqui! Em 2024, o IX SIMFLOR ocorrerá em Aquidauna/MS, com organização do curso de Engenharia Florestal da UEMS e também contará o apoio financeiro da FUNDECT (R$ R$ 29.750,00), através da Chamada Fundect 22/2023 – PAE-MS 2023.  Confira aqui!

Semana de Estudos Acadêmicos do CPCS

A Semana de Estudos Acadêmicos do CPCS teve início em 2018 e surgiu da necessidade de integração entre os acadêmicos dos cursos de Graduação em Administração, Agronomia e Engenharia Florestal e do Mestrado em Agronomia da UFMS/Campus de Chapadão do Sul. O evento visa promover um amplo debate, sobre questões pertinentes e desafiadoras das áreas dos cursos, com a comunidade externa, empresas e outras instituições de ensino.

A Semana de Estudos Acadêmicos do CPCS (ultima edição) foi realizada no período de  07 a 09 de novembro de 2022. Os resumos apresentados pelos participantes durante o evento são publicados no periódico Anais da Semana de Estudos Acadêmicos do CPCS.

Encontro de Difusão Tecnológica e Sustentabilidade na Agricultura Irrigada da Região Centro-Oeste

O Encontro teve como objetivo difundir conhecimentos científicos aplicados e promover a interação entre os diversos atores da região mais AGRO e com maior potencial de crescimento do agronegócio brasileiro. A primeira edição do Encontro ocorreu nos dias 14 e 15 de junho de 2022 no Teatro Glauce Rocha, na UFMS, em Campo Grande/MS. 

A segunda edição do Encontro ocorreu nos dias 20 e 21 de julho de 2023 no Centro de Eventos da UFG, em Goiânia/GO. Clique aqui para obter mais informações sobre o evento.

A terceira edição do Encontro ocorrerá nos dias 12 e 13 de junho de 2024 no CCAB – UNB, em Brasília / DF. Clique aqui para obter mais informações sobre o evento.

I Seminário Regional de Ciências Agrárias e Sustentabilidade

O evento ocorrerá em outubro (data a ser definida), na Cidade de Chapadão do Sul. Contará com o apoio financeiro (R$ 29.600,00) da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT), através da Chamada Fundect 22/2023 – PAE-MS 2023.  Confira aqui!

Outros grandes eventos com apoio de professores e alunos do CPCS:

  • IX SINTAG – Simpósio Internacional de Tecnologia de Aplicação – 9 a 11 de setembro de 2019 – Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo – Campo Grande/MS.
  • VI Simpósio Brasileiro sobre Nutrição de Plantas Aplicada em Sistema de Alta Produtividade – 11 a 13 de abril de 2018 – Fundação Chapadão – Chapadão do Sul/MS.
  • IV Reunião Centro-Oeste em Ciência do Solo (RCOCS) – 23 a 25 de Novembro de 2016 – Centro de Eventos do Sindicato Rural – Chapadão do Sul, MS.

A função da Secretaria de Apoio para Assuntos Estudantis (SECAE) é apoiar as ações de assistência acadêmica nos Câmpus da UFMS. O Câmpus de Chapadão do Sul conta com apoio dos serviços de psicologia e assistência social.

Para obter mais detalhes dos serviços oferecidos, acesse os links a seguir:

Conheça a SECAE Chapadão do Sul

Assistência Social  – Atuar nas situações vivenciadas pelos acadêmicos nos âmbitos educacional e social, que podem levar a sua retenção e evasão e limitar as suas possibilidades de vivência acadêmica nas mais diversas áreas na universidade (cultura, esporte, lazer, ensino, pesquisa, extensão, entre outros).

Psicologia – O serviço de psicologia (bloco 2 ao lado da copa) tem como finalidade promover a qualidade de vida no ambiente acadêmico.

Auxílios – As ações do Programa de Assistência Estudantil da UFMS são voltadas prioritariamente aos estudantes com vulnerabilidade socioeconômica, com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio vigente.

Editais – Todas as bolsas e auxílios são obtidas via editais. É importante que os alunos fiquem atentos aos prazos e períodos dos mesmos.

Para realizar uma consulta pública de bolsas e auxílios concedidos na UFMS clique aqui. Após aplicar os filtros é possível observar por exemplo os nomes dos alunos bolsistas e os valores recebidos para diferentes categorias de bolsas.

A Avaliação Institucional é disponibilizada para os alunos, técnicos-administrativos e professores semestralmente através do Sistema de Avaliação Institucional. O preenchimento é voluntário e anônimo. No questionário envolve questões sobre disciplinas, professores, infraestrutura, entre outras questões. Essa iniciativa está relacionada ao disposto no Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) e que, na UFMS, é coordenado pela Comissão Própria de Avaliação. O resultado da autoavaliação pode ser consultado pelo próprio professor e pelo coordenador e, de maneira agregada, irá compor o Relatório de Autoavaliação (RAAI).

A participação dos estudantes no processo de autoavaliação é fundamental para a identificação dos pontos fortes e fracos e, a partir disso, subsidiar a tomada de decisão no âmbito do curso e institucional. Ressalta-se que muitas melhorias foram implantadas no curso decorrentes da avaliação e sugestões dos estudantes.

Anualmente é elaborado um relatório para o Câmpus, sendo que no relatório parte das informações são separadas em seções para cada um dos cursos. Clique aqui para acessar os relatórios da Comissão Setorial de Avaliação (CSA), Câmpus de Chapadão do Sul, produzidos anualmente desde o ano de 2012. O último relatório disponível é referente ao ano de 2023.

O questionário de Avaliação Institucional é divulgado duas vezes no ano (normalmente no final de cada semestre) e podem ser acessados através da página SIAI UFMS.  É necessário utilizar Passaporte e senha UFMS.

A UFMS diversos sistemas que são de acesso dos estudantes e servidores da UFMS. Os sistemas pode ser acessados, com o passaporte UFMS, a partir da Plataforma Catálogo de Sistemas de Informação e Tecnologias Digitais.

A seguir, uma descrição dos principais sistemas utilizados pelos alunos da UFMS:

PASSAPORTE UFMS – O Passaporte UFMS é o sistema de gerenciamento de contas de usuários para acesso aos computadores da UFMS e os sistemas desenvolvidos pela Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFMS.

IDENTIDADE ESTUDANTIL – É um documento pessoal fornecido pela UFMS em formato digital, podendo ser impresso.

SISCAD – É o sistema acadêmico online, nele diversas informações estão disponíveis e as atividades básicas da vida universitária podem ser acompanhadas.

E-MAIL INSTITUCIONAL – Fornece uma forma segura e corporativa de conta de e-mail para comunicação eletrônica, além de ser um meio formal e institucional para tratar de assuntos pertinentes a UFMS.

Eduroam – Acesso a internet é pela rede “eduroam” sendo necessário uma configuração prévia para a utilização seguindo o respectivo manual do sistema operacional do dispositivo.

Aplicativo “SOU UFMS” – O app está disponível para download e pode ser acessado pelos acadêmicos da UFMS. Nele é possível consultar notas, frequências, horários das disciplinas e a identidade estudantil online.

AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFMS) – É um ambiente de aprendizagem composto por um conjunto de ferramentas destinadas a aprimorar a experiência de ensino.

BIBLIOTECA – A biblioteca de Chapadão do Sul é de livre acesso para a comunidade universitária e ao público em geral.

No Portal do Calouro há orientações sobre o cadastro em cada um dos sistemas mencionados anteriormente.

Os requerimentos acadêmicos a serem enviados para a secretaria acadêmica e para a coordenação do Curso podem ser enviados através dos Sistemas UFMS. Escolha um dos links, conforme a necessidade:

Aluno Ativo                                                        Ex-Aluno                                                                
Estudante Especial                                        Transferência Compulsória Ex-officio

Pós-Graduação em Agronomia (Mestrado) – O Mestrado em Agronomia congrega três distintas linhas de pesquisa: Agricultura Digital; Manejo de Solos e; Sistema de Produção Agrícola. Assim, o programa é multidisciplinar, o qual favorece amplamente a área de ciências agrárias. O quadro de docentes permanentes do programa conta com diversos professores que atuam no curso de graduação em Engenharia Florestal, incluindo engenheiros florestais. Frequentemente, alguns egressos do curso de Engenharia Florestal ingressam no PPGA e desenvolvem dissertações de mestrado que envolve temas de grande relevância para a Engenharia Florestal. Recentemente, foi aprovado o curso de Doutorado em Agronomia da UFMS, com previsão de ingresso da 1° turma para o período letivo 2025/1. 

Grupo PET Agronomia e Engenharia Florestal – O PET-UFMS tem como finalidade a melhoria dos Cursos de Graduação da UFMS, por meio do incentivo à realização de atividades voltadas para o Ensino, Pesquisa, Inovação e Extensão, de forma integrada, estimulando a formação de profissionais técnicos criativos, críticos e com visão global.

A seguir, algumas matérias relacionadas ao curso de Engenharia Florestal da UFMS:

  1. Pesquisa inédita aponta que expansão de eucalipto pode ajudar MS a alcançar meta de carbono neutro até 2030
  2. O avanço do eucalipto em área de pecuária repercute positivamente no Curso de Engenharia Florestal da UFMS em Chapadão do Sul
  3. INVESTIMENTO de R$ 228 bilhões em reflorestamento no Brasil repercute no curso de Engenharia Florestal da UFMS em Chapadão do Sul
  4. DIA do Engenheiro Florestal. Chapadão do Sul tem um dos cursos mais qualificados do Brasil (com vídeo)
  5. FINLÂNDIA busca mão de obra de brasileiros. Curso de Engenharia Florestal de Chapadão do Sul forma profissionais requisitados naquele País
  6. Único curso de engenharia florestal da UFMS no estado está em Chapadão do Sul e se tornou estratégico para a silvicultura
  7. SETOR Florestal em plena expansão em MS. Engenharia Florestal da UFMS/Chapadão do Sul é destaque nacional (com vídeo)
  8. UFMS destaca Chapadão do Sul como polo promissor para a Engenharia Florestal em vídeo institucional
  9. Em Jornada Florestal, Reflore/MS promove visita de acadêmicos da UFMS e da UEMS a associadas
  10. COM mercado aquecido Brasil conta com 10 milhões de hectares de eucaliptos. Campus da UFMS possui produções experimentais feitas no Curso de Engenheira Florestal
  11. >>> 50 melhores cursos de Engenharia Florestal do Brasil, segundo o MEC
  12. UFMS: Engenharia Florestal de Chapadão do Sul alcança nota máxima do MEC
  13. Pesquisa analisa crescimento de espécies de eucalipto em Chapadão do Sul
  14. Campo-Escola é criado para fortalecer o desenvolvimento científico em Chapadão do Sul

A seguir, a lista dos 128 Engenheiros Florestais que colaram grau na UFMS até o período de 2023/1. Estão ordenados por ordem alfabética pelo nome no período em que colaram grau. CLIQUE no nome de cada um deles para saber mais sobre a carreira profissional, a partir de informações públicas cadastradas no LinkedIn.

Obs: Link disponível apenas para aqueles em que encontramos no LinkedIn.

2023/1

Angelo Matheus Pereira

Augusto Galvão Ferreira

Luane Nathalyne da Silva

Lucas da Silva Ribeiro 

Nathaly Freitas Machado

Raquel Dias Rodrigues

Susi Laine Pires da Silva

2022/2 [falta inserir os links do LinkedIn]

Ana Paula Nunes da Costa

Gabriella Silva de Gregori

João Pedro Felix Nogueira

Mariany Pereira De Menezes

Mateus Dias da Silva

Thais Martins do Prado

Thammy Assad Souza

Thiago de Carvalho Alexandre Pereira

Thiago Gonçalves Ferreira

Vitoria Silvestre Piccinin

2022/1

Guilherme Willian Raffa

Izabela Acre de Brito

Lillian Moreira Cassiano dos Santos

Natália da Silva Jesus

Paulo Sérgio Coelho Júnior

Valéria Rita Lima Dantas Anicésio

Wilian Junior Fernandes Carvalho

2021/2

Alexsandra Nogueira Martins Silva

Amanda Amorim da Silva

Beatriz Thiery Hayashi

Emanuella dos Santos Chagas

Hilária Andrade Viana Meireles

Jorgielly de Ávila

Krisnna Sousa Alves

Loayne Carvalho de Souza

Natalia Piauí da Silva

Natan Prado Schenatto

2021/1

Izabella Fabiani Fontes dos Santos

Sávio Moreira Martins

2020/2

Daiane Rezende da Fonseca Silva

Janielle de Oliveira Garcia

Luca Gomes Nunes

Marcus Vinícius Vieira Borges

2020/1

Ana Flávia Schweter Medeiros

Luiz Felipe dos Santos Silva

2019/2

Heitor Vicensotto Tomiazzi

Iryana Laura Queiroz Viana

Marcos Talvani Pereira de Souza

Thiago Henrique Marques De Jesus

2019/1

Camila De Almeida Maranezi

Darcy Maria da Conceicao Laura dos Santos

Diego Piter de Abreu

Jean De Jesus da Silva

Taina Ferreira Lima

Victoria Romancini Toledo

2018/2

Aldair Ricardo Barea

Cesar Augusto Perina

Daniel Mininel Ortolan

Franco Arenhardt Monteiro

Hudson Soares do Nascimento

Karine Leticia Francisquette

Lais Caroline Arantes Bartolomeu

Luana Alves Fagundes

Marina Foletto

Zilnete Alves

2018/1

Adalton Bernardes da Silva Junior

Blenda da Cunha Moreira

Livia Gabriela Souza Magalhaes

Mateus Facin Cunha Diniz Colombo

Pedro Henrique da Silva Oliveira

Renato Gomes Rodrigues

2017/2

Aline Lorrainne Souza Queiroz

Cosme Nascimento de Oliveira

Daniele Dourado

Deanna Carla Oliveira Soares

Felipe Pirotta dos Santos

Gustavo Henrique Miguel da Cruz

Izabela Cristina De Oliveira

Joao Victor Mori Coimbra

Juliana Akemi Kaneko

Karoline Ferraz Ramalho

Luana Inacio Fernandes

Manoela Aparecida Vieira da Silva

Maria Luiza Santi Presentino

Paulo Vinicius da Silva Dai

Raphael Cardoso da Silva

Rodrigo Parpineli Correa

Taiz Pereira Souza

Victor Hugo Santi de Oliveira

Xaiane Nataly de Souza Braga

2017/1

Daiane Oliveira da Silva

Gabriel Freitas Schardong

Geislaine Ferreira Paniago

Guilherme Marchesini Trevizani

Juliana Isabela Rocha Resende

Maiara Amaral da Costa

Othon Lauar Godinho

2016/2

Cintia Virginia Mieko Souza Sekiya

Jessica Aparecida Ferreira De Paula

Lazara Daniela Dias Da Silva

Mariana Victor Da Costa

Michelle Forlin Capato

Patriky Rangell Leal Santana

Ricardo De Lima Vieira

Rogerio Costa da Silva

Taisa Lopes Lacerda Pereira

2016/1

Franciele Muchalak

Joao Henrique do Nascimento de Carvalho

Maria Aparecida Dos Santos

Nathalia Ferreira Alves

Thamirys Melina Nascimento Souza

Vinicius Vitor Bortoluzzi

2015/2

César Augusto Custódio Dias

Diego Rodrigues Velozo

Elaine Cristina Teixeira

Filipi Duran de Mattos

Geisyele Alves Barbosa

Henrique Akio Ono

Kattyane Vieira Ramos

Leticia Camila Correia Valdez

Lis Lorena de Souza Chemenes

Maria Luísa Pegoraro Rodrigues

Mariana Palharini Garcia Vicente

Tatiane Forlin

2015/1

Ana Paula Mezoni Correa

Tays Silva Batista

2014/2

Fernanda Corrêa Rosa

Herbe De Paulo Peres

Rita De Cassia Mariano de Paula

Wanderlei Vaz da Costa Junior

Wesley Gomes Da Silva

Fotos de Atividades do Curso