Reitoria detalha o início das atividades de 2021 e autoriza o ensino híbrido

Postado por: LUCAS DA SILVA RIBEIRO

Para alinhar as diretrizes para o início das atividades letivas de 2021, a Reitoria da UFMS publicou a Portaria RTR 1.235, de 19 de fevereiro de 2021, que consolida medidas de proteção à comunidade universitária quanto ao enfrentamento à Covid-19.

Segundo o reitor Marcelo Turine, as diretrizes englobam todas as unidades e áreas de atuação da Universidade, tanto as atividades acadêmicas quanto administrativas, e têm como base os dois direitos fundamentais à Educação e à Saúde. “A UFMS continuará sendo protagonista em meio ao cenário da pandemia, sempre em consonância com o MEC e as autoridades sanitárias, mantendo-se ativa e produtiva em todo o ano de 2021”.

Para maior tranquilidade e programação da UFMS, até o término do primeiro período letivo de 2021, fica autorizado o Ensino Híbrido para os cursos de graduação e de pós-graduação. O Ensino Hibrido combina atividades didáticas e científicas presenciais com o Ensino Remoto de Emergência ou com EaD.

As atividades administrativas e os serviços nas Unidades da UFMS deverão ser exercidos prioritariamente de forma presencial a fim de preservar e garantir o pleno funcionamento da Universidade. O Plano de Biossegurança específico de cada unidade deverá ser aprimorado e implementado, com as indicações de ações protetivas para as atividades presenciais.

As coordenações de curso estão autorizadas, em conjunto com a direção das unidades, a reestruturar e oferecer atividades práticas presenciais aos estudantes, com aglutinação e consolidação das atividades em períodos e divisão de turmas, com formação de “bolhas” – grupos fixos de estudantes, a fim de reduzir a mobilidade de estudantes e proteger toda a comunidade acadêmica e sociedade, observando os limites de ocupação e as medidas de distanciamento social, e de acordo com as bandeiras de risco de cada município. O detalhamento está na nova versão do Plano de Biossegurança e no Guia de Atividades Acadêmicas.

Esta semana, as pró-reitorias de Graduação e Pesquisa e Pós-Graduação estão em reuniões permanentes com as 25 unidades – câmpus, faculdades, institutos e escola – para tratar sobre as atividades do Ensino Híbrido a partir do início das aulas, em 15 de março.

Com o Ensino Híbrido, 100% das aulas teóricas será oferecido pelo Ensino remoto e as aulas práticas poderão ser realizadas presencialmente, de acordo com o Plano de Biossegurança e as características dos cursos. As atividades dos projetos de ensino, pesquisa e extensão, inovação e empreendedorismo também poderão ser realizadas de forma presencial.

Os auxílios estudantis permanecem e serão aprimorados, assim como o Projeto Se Cuide, Te amo, Uma Ação do Coração da UFMS. Servidores e estudantes em grupo de risco continuarão amparados na normativa vigente de concessão de teletrabalho e de regime especial ampliado. Se necessário, a unidade pode trabalhar com escalonamento e rodízio de servidores, para garantir o atendimento e ao mesmo tempo a segurança de todos.

Acesse: ufms.br/coronavirus

Texto: Rose Pinheiro