SIMFLOR reúne especialistas para debater sustentabilidade e inovação no setor florestal
Evento será realizado de 29 de setembro a 1º de outubro, em Chapadão do Sul, com participação de profissionais, pesquisadores e estudantes de diferentes regiões do Brasil.
O curso de Engenharia Florestal da UFMS de Chapadão do Sul promove, de 29 de setembro a 1º de outubro, o 10º Simpósio Florestal Sul-Mato-Grossense (SIMFLOR). Com o tema “Sustentabilidade e inovação no setor florestal”, o evento será realizado no Auditório do Sest Senat e reunirá estudantes, pesquisadores, profissionais e representantes de empresas e instituições ligadas aos setores florestal e ambiental.
O SIMFLOR busca promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre Universidade, setor produtivo e sociedade, além de contribuir para a formação acadêmica e profissional dos participantes e para a discussão de soluções relacionadas aos desafios do setor florestal brasileiro.
A programação contará com profissionais de empresas como MS Florestal, Suzano, Eldorado Brasil, Arauco, Equilíbrio Florestal, OnForest e Consulflor. Também estão previstas participações de representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Reflore/MS, Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Unidade EMBRAPII Fibras Florestais.
O evento contará ainda com participação internacional, ampliando as oportunidades de intercâmbio de experiências e conhecimentos sobre sustentabilidade, inovação e desenvolvimento do setor florestal.
Na terça-feira, 29, o credenciamento será realizado das 7h às 8h, seguido pela abertura do evento. Ao longo do dia, serão discutidos temas relacionados à expansão do setor florestal em Mato Grosso do Sul, oportunidades profissionais, fertilização, tecnologias e inovações na implantação e condução de povoamentos florestais.
Na quarta-feira, 30, a programação abordará assuntos como caracterização da madeira, novas tecnologias aplicadas às operações florestais, manejo de espécies nativas, geotecnologias e sustentabilidade das plantações. No último dia do evento, 1º de outubro, as discussões incluem produtividade do eucalipto, gestão de florestas plantadas, prevenção e combate a incêndios e aproximação entre universidades e empresas.
O SIMFLOR também contará com a apresentação de mais de 60 trabalhos científicos desenvolvidos por estudantes e pesquisadores de diferentes regiões do Brasil. A atividade possibilitará a divulgação de resultados de pesquisas e a troca de experiências entre participantes de diferentes instituições. No encerramento, serão premiados os trabalhos científicos que se destacarem durante o evento.
As inscrições estão disponíveis no site do SIMFLOR. Os valores do lote atual são de R$ 40 para estudantes e R$ 100 para profissionais.
O Auditório do Sest Senat está localizado na Avenida Ângelo Antônio Gasparetto, nº 601, Polo Empresarial, em Chapadão do Sul. A programação completa, as inscrições e outras informações estão disponíveis em simflor.ufms.br.
