Programa Sou Mulher UFMS promove igualdade de gênero na instituição

Postado por: VITORIA FATIMA BERNARDO

Como instituição que valoriza e incentiva a igualdade de gênero, a Universidade lançou o Sou Mulher UFMS, programa que busca criar melhores condições de estudo, permanência e desenvolvimento do trabalho ou carreira das mulheres que compõem a comunidade acadêmica.

O intuito é que, com o programa, sejam desenvolvidas políticas práticas e ações para as mulheres da instituição – estudantes, servidoras e colaboradoras de empresas terceirizadas – com o objetivo de facilitar e garantir a aplicação dos direitos das mulheres para o exercício de suas atividades.

As propostas incluídas no Sou Mulher UFMS são baseadas em três eixos do Plano de Ações 2021-2024 da Universidade:

1. Ingresso, permanência e sucesso feminino
  2. Incentivo ao Ensino, Pesquisa, Extensão, Empreendedorismo e Inovação Feminina
  3. Ambiente acolhedor para as mulheres

“O primeiro trabalha com ingresso, permanência e sucesso feminino, então a gente vai monitorar a taxa de ingresso de professoras, técnicas e alunas na universidade e também a taxa de sucesso das nossas alunas de graduação e pós-graduação, entre outras ações. O segundo eixo trabalha com incentivo ao Ensino, Pesquisa, Extensão, Empreendedorismo e Inovação Feminina, ou seja, facilitar que as mulheres sejam incentivadas a participarem destes projetos e, por fim, nós temos aí o eixo três no ambiente acolhedor para as mulheres. A ideia é a gente criar um ambiente favorável e aí nós temos o programa Eu Respeito com campanhas mensais, vamos ter cuidados específicos com a saúde da mulher, dos Direitos Humanos a respeito das diferenças e a promoção da igualdade de oportunidades entre gêneros”, explica o pró-reitor Albert Schiaveto, presidente do Comitê de Inclusão, Internacionalização e Ações Afirmativas, que aprovou a criação do Sou Mulher UFMS.

De acordo com ele, dentro do terceiro eixo também será trabalhada a política de prevenção e enfrentamento ao assédio moral e sexual, “garantindo um atendimento por mulheres, pela Ouvidoria, Corregedoria e Comissão de Ética – em especial em casos de violência e assédio sexual e moral”, afirma. Os coletivos de mulheres da Universidade receberão apoio institucional e homens e mulheres serão capacitados sobre prevenção ao assédio. Para promover a conscientização sobre este tema, a Universidade também possui a campanha UFMS Sem Assédio.

O programa também atende a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), mais especificamente o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 – Igualdade de gênero: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

A professora Suzi Miziara integra a comissão de assessoramento que irá atuar no acompanhamento e monitoramento das ações do programa. Para ela, sua importância “se pauta em alcançar a igualdade de gênero, o aperfeiçoamento das condições e permanência no trabalho, além do desenvolvimento de carreira e o empoderamento, diminuindo assim todas as formas de discriminação contra todas as mulheres”.

Segundo Suzi, as ações propostas, além de visarem o rompimento com a desigualdade entre os gêneros, também contribuem para o fortalecimento de um ambiente mais adequado para mulheres, “de forma que o desenvolvimento das atividades não corram riscos ou enfrentem os desafios impostos pelo fato de sermos  mulheres”, diz. “Esse programa representa a garantia da participação plena, efetiva e igualitária nos cargos de liderança em todos os níveis de tomadas de decisão, além de facilitar o acesso e consolidar as informações que garantem direitos e deveres para o exercício da atividade. Dessa forma, reconhece e valoriza o trabalho realizado por nós, mulheres da UFMS”.

O programa Sou Mulher UFMS foi lançado pela vice-reitora Camila Ítavo no evento Mulheres na Gestão, que contou com rodas de conversa entre servidoras que ocupam cargos de liderança na Universidade e integrou a programação da campanha Eu Respeito.

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Leticia Bueno