Parceria dá acesso gratuito a cursos oferecidos por instituições renomadas

Postado por: VITORIA FATIMA BERNARDO

Para incentivar a comunidade acadêmica a expandir seus conhecimentos, a UFMS firmou parceria com a Coursera, plataforma que disponibiliza cursos on-line de diversas universidades mundialmente renomadas.

São mais de 3.800 cursos de universidades como Yale, Michigan, Princeton, Toronto, Sidney, Hong Kong, Moscou, Imperial College London e empresas como Google e IBM, além de acesso a estudos sobre o coronavírus que já se tornaram referência.

“É uma excelente oportunidade de ampliação do processo de formação dos nossos estudantes em nível internacional e também de enriquecimento curricular com cursos de extrema qualidade”, ressalta o diretor da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais (Aginova), Saulo Gomes Moreira.

Durante o período de pandemia, a Coursera criou a iniciativa Coursera for Campus, com a missão de diminuir o impacto do coronavírus ao auxiliar instituições de Ensino Superior com cursos em diversas áreas do conhecimento. “A UFMS aderiu justamente para dar outras oportunidades para a comunidade universitária continuar produzindo neste período de restrições que estamos vivendo”, conta a chefe da Divisão de Relações Internacionais, Carolina Nantes.

Os cursos possuem certificado de conclusão e a vantagem para os estudantes, professores e técnicos-administrativos da UFMS que se cadastrarem é tanto o curso quanto a certificação serem gratuitas. “Caso o aluno queira acessar um curso disponível na plataforma Coursera de forma tradicional, ele pode fazer isso de maneira gratuita aos conteúdos, porém para realizar as atividades e emitir o certificado de conclusão do curso é necessário que se realize um pagamento”, explica Saulo. “Dentro desse programa, os estudantes da UFMS terão acesso completamente gratuito, não apenas aos conteúdos do curso, mas também as atividades e as tarefas e, ao final, emitir seu certificado de conclusão que poderá ser colocado em seu currículo”.

As inscrições devem ser feitas até no máximo dia 30 de setembro, prazo em que as licenças fornecidas pela plataforma expiram. As vagas são limitadas e é necessário se inscrever com o e-mail institucional (@ufms.br) pelo site lnk.ufms.br/dGyUB.

Os estudantes que se matricularem antes do prazo ou no próprio dia 30 de setembro continuarão a ter acesso ao curso escolhido por dois meses, a partir da data de inscrição. Em caso de dificuldades ou dúvidas, entre em contato pelo e-mail dirin.aginova@ufms.br.

Texto: Leticia Bueno