Lançamento de notas e pré-requisito de disciplinas têm nova orientação este semestre

Postado por: VITORIA FATIMA BERNARDO

Diretrizes são temporárias e visam atender demandas específicas causadas pela pandemia

Para facilitar a transição de professores e estudantes para o segundo semestre letivo, novas orientações para o lançamento de notas no Sistema Acadêmico (Siscad) foram definidas pela Pró-Reitoria de Graduação.

As alterações são válidas apenas para este semestre, pois por conta da implementação do ensino remoto por meio de estudos dirigidos, algumas disciplinas não serão encerradas no sistema até o prazo anteriormente previsto.

As disciplinas não concluídas até 1º de agosto serão assinaladas no Siscad com um código, para que permaneçam abertas até sua conclusão. “Dessa forma, não é necessário que o professor responsável pela disciplina faça qualquer intervenção no Sistema”, explica o chefe da Coordenadoria de Administração Acadêmica, Cristiano Costa Vieira.

Essa orientação visa atender uma demanda específica que surgiu neste período da pandemia de coronavírus. Algumas disciplinas foram prejudicadas pela interrupção nas atividades presenciais e, para preencher a carga horária prática, por exemplo, tiveram que ser reorganizadas, algo que leva tempo e planejamento por parte dos professores.

“Tendo em vista a pandemia e como tudo está acontecendo no mundo, eu acredito que essa tenha sido a melhor escolha que a Universidade poderia ter feito, para que consigamos não perder o que já foi ministrado, tanto presencial como remotamente, para que o aluno não seja prejudicado e também para continuarmos utilizando o ensino remoto emergencial”, opina o professor da Faculdade de Computação, Luciano Édipo. “Assim, a gente tira alguns obstáculos burocráticos e pode focar mais em como preparar as disciplinas que vamos ministrar no segundo semestre”.

Já com relação às disciplinas finalizadas até 1º de agosto, os docentes devem lançar as notas e a frequência dos universitários no sistema até 8 de agosto.

Pré-requisitos

Em algumas grades curriculares, há disciplinas que são obrigatórias para que o acadêmico possa se matricular em outra. Porém, tendo em vista que algumas ficarão abertas no Siscad, elas não serão impedimento por pré-requisito na matrícula em disciplinas do segundo semestre.

Como no sistema as disciplinas abertas serão assinaladas automaticamente, nem o estudante e nem o professor terão problemas com a adequação a essa nova orientação, pois ela também ocorrerá automaticamente. O objetivo é não atrapalhar a formação dos graduandos.

“O Siscad já vai fazer toda essa alteração para o aluno não ficar pendente em relação aos pré-requisitos e isso para os professores é ótimo, porque assim não temos o trabalho de ficar arrumando cada um dos casos, será uma mão na roda!”, ressalta Luciano.

Todas as orientações foram previstas nas portarias 494/2020 e 540/2020. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo e-mail caa.prograd@ufms.br.

Texto: Leticia Bueno