Feira de Profissões

Postado por: Daniel Fernando Figueiredo Spengler

A 9° edição da Feira de Profissões aconteceu no câmpus de Chapadão do Sul nos dias 16 e 17 de agosto de 2023. Segundo a professora da UFMS Meire Aparecida Silvestrini Cordeiro, Tutora do PET Agroflorestal e coordenadora do projeto Feira de Profissões, disse que “o evento foi um sucesso, foram 9 diferentes escolas, de Chapadão do Sul, Paraíso das Águas, Pouso Alto e Costa Rica, com aproximadamente 400 alunos. Então, esse ano podemos dizer que foi nosso recorde de participação! Um sucesso! Estamos muito felizes também com a adesão de docentes e discentes do Campus para realização desse projeto, sem essa, o evento não aconteceria. Foram 14 diferentes estações apresentando assuntos relacionados aos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal e Administração. Obrigada a todos que contribuíram! ”

“Preciso também enaltecer o trabalho dos alunos do grupo PET AGROFLORESTAL, que trabalharam duro desde a concepção, convites e organização, vocês foram show! ”. Finaliza Meire.

Segundo a aluna do curso de Agronomia da UFMS Evelyn Gabrielly Boff, “a Feira de Profissões abre as portas do que é a faculdade, do que é o mundo acadêmico para os alunos do ensino médio. No ensino médio, ficamos com muitas dúvidas do que escolher, do que fazer, qual a proporção das coisas. E poder fazer um evento para mostrar essa realidade da faculdade, que o ensino acadêmico é uma opção, é ótimo e vale a pena. Quando se é adolescente, ter a chance de conhecer diferentes caminhos para seguir é recompensador no futuro. Além de conhecer mais do que a própria realidade”.

“Organizar o evento é quase que uma aventura, tem toda a conversa com os professores das escolas, organizar horários, organizar mapinhas de circuito e grupos foi um pouco cansativo, mas é gratificante ver os resultados do evento e ver o quanto as pessoas se empenharam para acontecer. É incrível ver todos do PET presentes e o trabalho em equipe que foi acontecendo. Em resumo, foi um evento incrível, e é bom saber que fiz parte da organização. ” Finaliza Evelyn.

Para o aluno da UFMS do curso de Engenharia Florestal Gustavo Casadei Sabino, “já participei de feiras de profissões na minha adolescência e me lembro o quanto esse movimento foi importante para mim, o que percebi em muitos alunos que nos visitaram nestes dois dias. Por fim, saliento que a universidade é para todos, falo isso porque dois alunos que nos visitaram são surdos e, caso haja interesse deles em qualquer curso no nosso campus, conseguiremos atendê-los com nossa intérprete, provando, novamente, que a universidade é para todos.”

Professora do curso de Administração da UFMS, Narle Silva Teixeira, uma das colaboradoras do projeto, ““Ė uma oportunidade para entender que o curso não é só teórico, fazemos muitas atividades práticas que contribuem para a motivação e bem estar dos acadêmicos, toda a equipe se empenhou para demonstrar do que se estuda em Administração e como o curso pode contribuir para o desenvolvimento da região”. finaliza Narle.

A professora da UFMS Elisângela de Souza Loureiro, uma das colaboradoras do projeto, disse “A Feira de Profissões permite aos jovens do Ensino Médio terem um contato com o mundo acadêmico e profissional das carreiras, podendo conversar com os professores, técnicos administrativos e alunos de diversas áreas, vivenciando o ambiente da Universidade. Também proporciona melhor conhecimento das áreas existentes, além de descobrir outras profissões, podendo assim sanar as dúvidas e escolher qual graduação irá cursar.  Conhecer os cursos superiores de excelência do Campus de Chapadão do Sul estimula os jovens para descobertas científicas e tecnológicas que poderão auxiliar no desenvolvimento da nossa cidade e também da região”. Finaliza Elisângela.

Parabéns a todos pelo importante evento.

Texto: Daniel Spengler, Gustavo Sabino, bolsistas da Agecom.

Colaboração e imagens: Equipe PetAgroflorestal e equipe da organização Feira de Profissões do CPCS.