Avaliação Institucional 2023 já está disponível para participação de estudantes e servidores

Postado por: Daniel Fernando Figueiredo Spengler

Estudantes, técnicos-administrativos e professores da Universidade têm até 30 de junho para participarem da Avaliação Institucional 2023. O preenchimento é voluntário e anônimo e deve ser feito no Sistema de Avaliação Institucional (Siai).

O acesso ao formulário deve ser feito com o uso do Passaporte UFMS e a senha pessoal. Assim que o sistema abre, o usuário já é direcionado ao questionário relativo à sua função.

A avaliação é um processo contínuo por meio do qual a comunidade universitária identifica pontos fortes, potencialidades e também pontos fracos da Instituição. “É um instrumento de aprimoramento da qualidade acadêmica, científica e de gestão. É através da avaliação que conhecemos melhor os processos da UFMS e podemos identificar as oportunidades de melhorias. Os resultados são utilizados pelos gestores para o planejamento e execução de ações”, explica a presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade, Jacyara de Souza.

Em 2022, a partir das necessidades apontadas pela comunidade universitária na Avaliação Institucional, a Universidade promoveu diversas melhorias, como por exemplo, a instalação de bicicletários, a identificação das copas acadêmicas e cantinas e o aumento de espaços de convivência e integração.

De acordo com o Relatório de Avaliação Institucional de 2022, pontos positivos também receberam destaque, entre eles a disponibilidade de atendimento aos estudantes e o bom relacionamento dos professores, considerando ética, respeito e cordialidade.

Mudança

Nos anos anteriores a avaliação era realizada em duas etapas, na primeira eram abordados temas como as políticas e a infraestrutura da Universidade e na segunda a ênfase era nas disciplinas. Neste ano o questionário será aplicado apenas uma vez. “Gostaria de ressaltar essa mudança, pois os estudantes ainda poderão avaliar as disciplinas e professores ao final de cada semestre, mas a avaliação das disciplinas será um processo à parte e deverá ser utilizada por docentes e coordenadores para a melhoria das práticas pedagógicas de gestão dos cursos”, apontou a presidente da CPA.

Texto: Ariane Comineti