Estudante do Mestrado em Agronomia é selecionada para participar de curso internacional

Postado por: VITORIA FATIMA BERNARDO

O Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia (CBAB) é um programa de integração regional que, em parceria com a Escola Brasileiro-Argentina de Biotecnologia, oferta cursos de curta duração, anualmente, desde 1987. A seleção para participação nos cursos se dá a partir de editais e foi dessa forma que a acadêmica de pós graduação em Agronomia do campus Chapadão do Sul, Victoria Romancini Toledo, sob orientação do professor Acácio Aparecido Navarrete, foi selecionada para participar do curso “Biología de suelos, un mundo por descubrir: aspectos teóricos y prácticos para el estudio básico y aplicado de las comunidades edáficas”.

“O meu trabalho de mestrado é dedicado a avaliar os efeitos de sistemas de produção de cana-de-açúcar sobre os fungos presentes no solo. Para tanto, utilizamos abordagens moleculares independentes de cultivo para revelar a composição da comunidade fúngica em solos canavieiros. Essa temática faz parte do escopo do curso ofertado pelo CBAB. Assim, a coerência entre a minha formação acadêmica, o tema da dissertação de mestrado e os meus anseios profissionais foi fundamental para justificar a minha candidatura e, assim, pleitear uma das duas vagas destinadas para estudantes brasileiros”, explica Victória.

O curso abordará de forma teórica e prática temas relacionados aos organismos do solo (macro, meso e microrganismos), decomposição da matéria orgânica, ciclos biogeoquímicos no solo, enzimas do solo, análises de lipídeos, abordagens ‘ômicas’ (genômica, transcriptômica e proteômica), impactos das práticas agrícolas sobre as comunidades microbianas do solo, indicadores microbiológicos de qualidade do solo, e bioinformática e estatística aplicadas a análise de dados biológicos. Além da estudante da UFMS, participarão outros cinco estudantes argentinos, um paraguaio, um uruguaio, um colombiano e mais um brasileiro. Professores de instituições de pesquisa argentinas e brasileiras também participarão, inclusive o orientador de Victória, Acácio Aparecido Navarrete, que um dia, ainda enquanto aluno, fez parte do evento como ouvinte e hoje atua nele como professor.

“Estou ansiosa para conhecer a turma e aprender ainda mais sobre esse universo que é a biologia do solo. Acredito que o curso será muito importante para a minha formação acadêmica, profissional e pessoal, ampliando os meus conhecimentos e rede de contatos em nível internacional”, afirma Victória.

Em condições normais o evento ocorreria de maneira presencial na UNQ-Argentina, com transporte aéreo, hospedagem e alimentação custeados pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações para os dois estudantes brasileiros selecionados. Todavia, devido a pandemia do Corona vírus, a realização será totalmente remota, entre os dias 1 e 6 de março desse ano.

Texto por: Vitória Fátima (Estagiária da Agecom no CPCS)