Avaliação Institucional 2020 será realizada a partir de 15 de junho

Postado por: VITORIA FATIMA BERNARDO

A partir do próximo dia 15, o questionário de Avaliação Institucional da UFMS estará disponível para estudantes de graduação nas modalidades presencial e a distância, pós-graduação stricto sensu, residentes e professores. Esta é a chamada etapa 2020.1.

O processo é utilizado para registrar a percepção dos membros da comunidade universitária sobre a Instituição e identificar potencialidades e fragilidades. Nesta etapa, os estudantes e professores irão avaliar as condições específicas do seu curso, disciplinas e turmas.

A integrante da Comissão Própria de Avaliação (CPA), Suzi Rosa Miziara Barbosa, destaca algumas mudanças proporcionadas depois das avaliações. “Várias melhorias têm sido observadas como resultado da avaliação, como por exemplo, os food trucks, melhorias e readequações de estruturas físicas, construção de unidades e laboratórios, substituição de equipamentos, entre outras”.

Nesta primeira etapa, um bloco de questões foi acrescentado para que possam ser avaliados aspectos relacionados ao ensino no momento atual, com a rotina modificada em razao das medidas de enfrentamento da Covid-19.

Segundo Suzi Miziara, os números têm aumentado nas últimas avaliações. “Observamos um aumento significativo no número de adesões à participação, o que demonstra que o processo de cultura da avaliação está se iniciando, pois, a adesão é voluntária”.

Ela ressalta ainda que a participação de toda a comunidade universitária é fundamental para estabelecer os resultados. “Além dos resultados serem utilizados pela gestão superior, estes também integram o relatório que a Comissão Própria de Avaliação (CPA) encaminha todo ano para o Ministério da Educação. E se torna um dos documentos-base para a consulta das comissões externas que avaliam a Universidade e seus cursos”.

A Avaliação Institucional é coordenada pela CPA, com o apoio das Comissões Setoriais de Avaliação e o suporte operacional da Secretaria Especial de Avaliação Institucional. Os resultados farão parte do relatório anual enviado pela UFMS para a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior, cumprindo determinação legal definida pela Lei 10.861/2004.

O relatório poderá ser preenchido em siai.ufms.br.

A segunda etapa da Avaliação Institucional 2020 será realizada no segundo semestre e álém dos estudantes, deverá ser preenchida pelos técnicos-administrativos, diretores e coordenadores de curso.

Texto: Talita Oliveira