Inscrições abertas para mobilidade acadêmica na Universidade do Porto

Estão abertas as inscrições para mobilidade acadêmica internacional na Universidade do Porto, em Portugal. A oportunidade vale para estudantes matriculados em cursos de graduação e pós-graduação.

O período de mobilidade tem duração de até um semestre. O ano letivo da Universidade do Porto está previsto para setembro de 2020 (1º semestre) e fevereiro de 2021 (2º semestre), a depender da situação epidemiológica devido a Covid-19.

Os interessados em se candidatar à oportunidade de intercâmbio no 1º semestre têm que preencher o formulário junto a Universidade do Porto e colher as autorizações e documentações até o dia 10 de maio, prazo máximo para solicitar a análise e assinatura do Coordenador Institucional do acordo internacional. Os aprovados têm até o dia 15 de maio para enviar o formulário de inscrição final. A instituição portuguesa será responsável pela seleção dos candidatos e os resultados serão anunciados em junho.

Já os que desejam se candidatar para o 2º semestre terão até o dia 7 de outubro para enviar as autorizações e documentações, bem como solicitar a análise e assinatura do Coordenador Institucional, e até o dia 15 de outubro para enviar o formulário de inscrição final – mas as candidaturas só abrirão no dia 30 de agosto. Os resultados serão anunciados em novembro.

Coronavírus

Todos os candidatos devem estar cientes de que, na medida em que a pandemia causada pelo novo coronavírus impactar as atividades da UFMS e da Universidade do Porto, o programa de mobilidade internacional poderá sofrer alterações, incluindo o adiamento ou cancelamento das mobilidades. As decisões nesse sentido serão tomadas de forma conjunta pelas instituições.

A Agência de Desenvolvimento, de Inovação e Relações Internacionais (Aginova) não recomenda compra de passagens, requerer visto ao país de destino e realizar o seguro de saúde internacional antes da Carta de Aceitação da Universidade do Porto e a confirmação da efetivação da mobilidade, devido a possíveis cancelamentos e alterações que poderão ocorrer, decorrente da pandemia. A UFMS se exime de quaisquer responsabilidades sobre as despesas dos estudantes.

Confira o edital completo abaixo. Para mais informações acesse o site aginova.ufms.br ou entre em contato com a Divisão de Relações Internacionais pelo e-mail dirin.aginova@ufms.br.

Download (PDF, 2.99MB)