Campus de Chapadão do Sul da UFMS ofertará curso de extensão de 16 a 24 de março sobre investigação molecular da diversidade microbiana do solo

Postado por: Maik Oliveira Silva

De 16 a 24 de março de 2020, será oferecido no Campus de Chapadão do Sul da UFMS o curso de extensão “Inventário molecular da diversidade microbiana do solo”. O curso está estruturado com base em 40 horas de aulas teóricas e práticas em campo e laboratório, e será inteiramente gratuito. As atividades visam promover a capacitação de graduados em Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental, Ciências Biológicas e áreas afins, e estudantes em nível de Graduação e Pós-Graduação internos e externos à UFMS dessas mesmas áreas, que exercem ou pretendem exercer atividades relacionadas com o conhecimento e manejo da diversidade microbiana do solo para maior eficiência de processos agrícolas e florestais

Nesta primeira edição do curso de extensão foram aceitas 80 participantes de diferentes estados brasileiros e do exterior. A programação completa e outras informações podem ser obtidas no site do curso (www.diversidademicrosolo.ufms.br).

Oportunidade

“Avalio esta como uma excelente oportunidade de formação profissional, já que, além das 40 horas gratuitas de capacitação, há a possibilidade de conhecer laboratórios de pesquisa no estado de São Paulo e desenvolver atividades práticas nesses laboratórios. Para que as pessoas possam ter uma ideia, cursos semelhantes com duração de 12 a 14 horas chegam a custar em média R$ 1.000 por participante. Nós conseguimos oferecer gratuitamente devido a parcerias com o Laboratório de Biologia Celular e Molecular do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) e o Centro de Genômica Funcional da Escola Superior de Agricultura ‘Luiz de Queiroz’ ( ESALQ), da Universidade de São Paulo (USP), fundações (Fundação Agrisus e Fundação Chapadão), Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul e empresas, que apoiam financeiramente e com a doação de reagentes e outros materiais de consumo e, também, com a demonstração de equipamentos de última geração para o curso”, registra o coordenador da atividade, Prof. Dr. Acacio Aparecido Navarrete, destacando também a parceria com a Profa. Dra. Meire Aparecida Silvestrini Cordeiro e Prof. Dr. Cassiano Garcia Roque do CPCS/UFMS, a Profa. Dra. Tsai Siu Mui do CENA/USP e o Prof. Dr. Luiz Lehmann Coutinho da ESALQ/USP na concepção do projeto. O grupo PET Agronomia e Engenharia Florestal e o Programa de Pós-Graduação em Agronomia do CPCS/UFMS apoiam as atividades do curso de extensão. As empresas parceiras do projeto são Qiagen, Sil Life Biotecnologia, Metaquantion, Andrios Assessoria, Fertiláqua, Microgeo e Agrotec.