Curso de Extensão abordará Biologia Molecular associada à investigação da diversidade microbiana do solo

Postado por: Maik Oliveira Silva

De 16 a 24 de março de 2020, será oferecido no Campus de Chapadão do Sul da UFMS o curso de extensão “Inventário molecular da diversidade microbiana do solo”. O curso está estruturado com base em 40 horas de aulas teóricas e práticas em campo e laboratório, e será inteiramente gratuito. As atividades visam promover a capacitação de graduados em Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental, Ciências Biológicas e áreas afins, e estudantes em nível de Graduação e Pós-Graduação internos e externos à UFMS dessas mesmas áreas, que exercem ou pretendem exercer atividades relacionadas com o conhecimento e manejo da diversidade microbiana do solo para maior eficiência de processos agrícolas e florestais

São 20 vagas para profissionais e estudantes externos à UFMS e 10 vagas para estudantes internos à UFMS. As pessoas interessadas devem enviar e-mail para o coordenador da atividade, Prof. Dr. Acacio Aparecido Navarrete, no endereço acacio.navarrete@ufms.br. As vagas serão preenchidas por ordem de recebimento da ficha de inscrição. Mais informações podem ser obtidas no site do curso.

Oportunidade

“Avalio esta como uma excelente oportunidade de formação profissional, já que, além das 40 horas gratuitas de capacitação, há a possibilidade de conhecer laboratórios de pesquisa no estado de São Paulo e desenvolver atividades práticas nesses laboratórios. Para que as pessoas possam ter uma ideia, cursos semelhantes com duração de 12 a 14 horas chegam a custar mais de R$ 1.000 por estudante. Nós conseguimos oferecer gratuitamente devido a parcerias com o Laboratório de Biologia Celular e Molecular do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) e o Centro de Genômica Funcional da Escola Superior de Agricultura ‘Luiz de Queiroz’ ( ESALQ), da Universidade de São Paulo (USP), fundações (Fundação Agrisus e Fundação Chapadão) e empresas, que apoiam financeiramente e com a doação de reagentes e outros materiais de consumo e, também, com a demonstração de equipamentos de última geração para o curso”, registra o coordenador da atividade, destacando também a parceria com a Profa. Dra. Meire Aparecida Silvestrini Cordeiro e Prof. Dr. Cassiano Garcia Roque do CPCS/UFMS, a Profa. Dra. Tsai Siu Mui do CENA/USP e o Prof. Dr. Luiz Lehmann Coutinho da ESALQ/USP na concepção do projeto. As empresas parceiras do projeto são Qiagen, Illumina, Sil Life, Metaquantion, Andrios Assessoria e Fertiláqua.