Simpósio Florestal é realizado pelo Campus de Chapadão do Sul

Postado por: Maik Oliveira Silva
O curso de Engenharia Florestal, do campus de Chapadão do Sul, promoveu o 6º Simpósio Florestal Sul-Mato-Grossense (Simflor), que aconteceu no Sindicato Rural do município entre os dias 21 e 23 de outubro.
A realização do simpósio teve como finalidade a divulgação de resultados de pesquisas realizadas na área florestal, possibilitando a troca de experiências, a construção do conhecimento científico e o desenvolvimento de inovações e tecnologias.
O público alvo foi composto, principalmente, por discentes de graduação e pós-graduação em Engenharia Florestal, docentes, além de profissionais que atuam no setor, dentro e fora de Mato Grosso do Sul. Também participaram a unidade de Aquidauana da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, empresas e produtores rurais e florestais interessados em atualizações deste setor em expansão no estado.
O evento contou com minicursos, palestras e apresentações de trabalhos de alunos de graduação, pós-graduação e de representantes de empresas ligadas ao setor florestal. Na abertura do evento, estiveram presentes autoridades locais que puderam acompanhar a apresentação do grupo “Movimento Cultural Canto & Poesia”.
Uma roda de conversa com egressos do curso de Engenharia Florestal do CPCS que atuam no setor florestal foi realizada no dia 23. A atividade teve grande repercussão graças à interação com os acadêmicos presentes.
Houve, ainda, uma visita técnica ao campo experimental de produtividade florestal do eucalipto, na fazenda Campo Bom, em parceria com a empresa ArboGen.
Durante o evento foram discutidos temas como: oportunidades e desafios do setor florestal no Centro-Oeste, silvicultura de precisão, comportamento de cultivares de eucaliptos em Mato Grosso do Sul e panorama do mercado florestal no estado.
Para a coordenadora do evento, professora Ana Paula Leite de Lima, a ação foi um sucesso. “Foi o primeiro evento promovido pelo corpo docente do curso de Engenharia Florestal que contou com uma excelente participação dos acadêmicos do curso, tanto nas atividades como na organização”. Cerca de 200 pessoas participaram do Simflor, entre representantes de Chapadão do Sul, Aquidauana, Costa Rica, Campo Grande; e também de municípios de estados vizinhos, como Ilha Solteira–SP, Lucas do Rio Verde-MT, Chapadão do Céu-GO e Mineiros-GO.
Texto: Patrick Henrique Rugiano (estagiário do CPCS)