Universidade oferta auxílios de assistência estudantil para estudantes
Inscrições para processo de seleção vão até 10 de novembro.
Buscando ampliar as possibilidades de permanência e sucesso dos estudantes nos cursos de graduação, a UFMS abre hoje, 28, inscrições nos processos de seleção para auxílios de assistência estudantil. Serão concedidos de forma inédita 250 auxílios transporte, além de 734 auxílios distribuídos nas modalidades permanência, moradia, alimentação e creche. O auxílio transporte é uma inovação, que busca atender à demanda dos estudantes dos câmpus em municípios que não oferecem o transporte coletivo gratuito.
Podem participar estudantes matriculados regularmente em cursos presenciais oferecidos na Cidade Universitária e nos nove câmpus. Quem se inscrever para o processo de seleção dos auxílios permanência e alimentação deve cumprir apenas os requisitos básicos: renda familiar per capita de até um salário mínimo, comprovada pela folha resumo do CadÚnico, não ter concluído qualquer outro curso de graduação, não possuir penalidades administrativas e não ter ultrapassado dois semestres do tempo regular do curso.
Para os demais auxílios, há requisitos específicos. Por exemplo, o auxílio transporte será concedido a estudantes que residem em municípios onde não há gratuidade do transporte público coletivo e morar há uma distância mínima de dois mil metros do câmpus. O valor mensal é de R$ 200.
O auxílio moradia só poderá ser pleiteado por estudante que tenha mudado do município de origem para cursar a graduação na UFMS e não residir com grupo familiar de origem, além de comprovar despesas com aluguel. Para solicitar o auxílio creche, o estudante deve ser responsável por criança com até seis anos e, também, comprovar que está aguardando vaga em Centro de Educação Infantil ou estudar no período noturno.
As inscrições terminam em 10 de novembro e devem ser feitas no Sistema de Seleção. A princípio será concedido um auxílio por estudante. Após todos que foram classificados serem atendidos com um auxílio, pelo menos, poderá haver acúmulo de mais de um auxílio de assistência estudantil, desde que não ultrapasse o valor de R$ 950, conforme fixado na Instrução Normativa Nº 27, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), publicada em 21 de setembro de 2023.
Os auxílios integram o Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). A Proaes orienta, ainda, os estudantes a ficarem atentos à necessidade de anexar os documentos solicitados e finalizar corretamente o processo de inscrição, além de acompanharem a situação no Sistema de Seleção. Em caso de dúvidas, procurar as unidades de apoio à assistência estudantil em cada um dos nove câmpus ou na Secretaria de Assistência Estudantil da Proaes, na Cidade Universitária.
“Eu faço um convite a todos os nossos estudantes que têm renda per capita familiar de até um salário mínimo, que participem deste importante edital de ação afirmativa. Para que a gente possa ajudar os nossos estudantes a permanecerem ou criarem as melhores condições para que possam estar conosco na UFMS”, fala o vice-reitor e pró-reitor da Proaes, Albert Schiaveto.
Todas as informações estão disponíveis também nos editais (clique aqui para acessar o edital do auxílio transporte e clique aqui para o edital dos demais auxílios). No Câmpus de Chapadão do Sul (CPCS) você pode entrar em contato com a Assistente Social pelo Whatsapp Business 67 3562-6311.
Texto: Vanessa Amin