Servidores e Acadêmicos do CPCS…

Postado por:

Foi entregue na tarde de ontem (9/12) para o Conselho do CPCS um relatório do estudo acerca da evasão no CPCS. Esse relatório é fruto de um trabalho feito por uma comissão composta pelos servidores Sr. Vilson, Sr. Anderson, Prof. Kleber, Profa. Deborah, Prof. Nerison e Acadêmico Representante Discente Guilherme. Esse relatório aponta para algumas problemáticas atuais ocorrendo no dia a dia do CPCS. Diante do exposto no relatório, algumas ações foram discutidas no conselho e serão tomadas conforme a possibilidade, das quais gostaríamos de apontar:

– estabelecimento de um HORÁRIO FIXO ao longo dos semestres. Ou seja, uma determinada disciplina em um semestre impar vai estar na mesma alocação no próximo semestre impar;

– REDUÇÃO DE PRÉ-REQUISITOS, de um quantitativo atual de 33 disciplinas para 22 a partir do 2º sem de 2015. A instalação de uma nova grade não é possível de um dia para outro e são necessárias várias instâncias de tramitação junto à PREG.

– PETIÇÃO DE MAIS UM PROF. SUBSTITUTO para alocar disciplinas em reoferta quando possuem elevado grau de reprovação. A carga atual aos docentes presentes já está elevada e não é possível essa reoferta de imediato.

– Instrução de PROCEDIMENTO DE MATRÍCULA aos acadêmicos ingressantes em suas últimas aulas das disciplinas introdutórias de ambos os cursos.

– criação de um DIA PEDAGÓGICO, com a presença de um profissional do serviço social da PREAE.

– PRESTAÇÃO DE SERVIÇO pelo TAE (Técnicos de Assuntos Educacionais) sobre uma tutoria na decisão de escolha de disciplinas antes da matrícula. O TAE estudará caso a caso na presença do acadêmico sobre o melhor planejamento de suas disciplinas segundo a condição de cada um. Essa atividade se inicia de imediato, assim, recomendo sua procura antes da matrícula do 1º sem de 2015.

Att

Prof. Fábio Baio