Seminário aborda ciências agrárias e sustentabilidade em Chapadão do Sul

Postado por: Daniel Fernando Figueiredo Spengler

Entre 10 e 12 de setembro, o Grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) Agroflorestal dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal do Câmpus de Chapadão do Sul realiza a primeira edição do Seminário Regional de Ciências Agrárias e Sustentabilidade. O evento integra a programação da campanha Eu Respeito deste mês.

“O evento foi idealizado com a ajuda de estudantes e conta com apoio de outros professores também. O objetivo é promover uma maior integração entre a comunidade universitária com a comunidade externa, oportunizando discussões sobre a sustentabilidade na agricultura com pesquisadores, empresas e produtores rurais”, explica a tutora do grupo PET Agroflorestal, Meire Aparecida Silvestrini Cordeiro.

“A temática central do evento é a sustentabilidade na produção agrícola e florestal. Dessa forma, cada palestra e minicurso foram pensados nesse sentido, destacando os principais assuntos abordados na atualidade da agricultura moderna:

ESG [governança ambiental, social e corporativa], integração de sistemas, uso de biotecnologia e bioinsumos, manejo e controle biológico de pragas, agricultura regenerativa, agricultura familiar, entre outros”, diz Meire.

Em relação à apresentação de trabalhos, os que fizerem a submissão poderão ter seus estudos publicados nos anais do evento. “Serão aceitos resumos simples na área das Ciências Agrárias (ensino, pesquisa e extensão), como forma de estudantes e professores apresentarem os resultados de suas pesquisas e atividades”, detalha.

De acordo com a tutora do Grupo PET, as inscrições podem ser realizadas na página sercas.ufms.br até 6 de setembro. Os valores são de R$ 50 para estudantes e R$ 100 para profissionais. Após esse período, serão cobrados outros valores. “Nos dias 10 e 11, serão as palestras e as apresentações dos banners no Centro Conviver e, no dia 12, serão os minicursos, que serão realizadas no Câmpus de Chapadão do Sul”, conta Meire.

A professora explica que o público-alvo do Seminário é integrado por estudantes dos cursos das Ciências Agrárias e áreas afins, professores, profissionais e produtores rurais. “São esperados mais de 200 participantes, com a expectativa de proporcionar um espaço de discussões, apresentação de resultados, novas parcerias, networking e muito conhecimento técnico/científico”,

Mais informações podem ser obtidas na página do evento ou no perfil do PET Agroflorestal nas redes sociais. O Seminário integra a programação da campanha Eu Respeito de setembro.

Texto: Vanessa Amin

Fonte: ufms.br