Renovação de matrícula para graduação, mestrado e doutorado inicia na segunda-feira

Postado por: Daniel Fernando Figueiredo Spengler

Estudantes que cursam uma graduação ou pós-graduação stricto sensu na UFMS terão os dias 19 e 20 de fevereiro para realizarem a renovação de matrícula. O procedimento deve ser feito exclusivamente on-line e o acesso poderá ser por celular, tablet ou computador, com o Passaporte UFMS.

Para a graduação, a renovação deve ser feita no Sistema Acadêmico (Siscad). Segundo o diretor de Planejamento e Gestão Acadêmica da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), Anderson Viçoso Araujo, a novidade será para os estudantes dos cursos da modalidade à distância, que poderão selecionar as disciplinas diretamente no Siscad, sem a necessidade de requerimento acadêmico, como era feito anteriormente.

A segunda etapa será nos dias 26 e 27 de fevereiro e consiste em acessar novamente o Siscad para realizar ajustes que, porventura, sejam necessários. Se após esse prazo os estudantes verificarem que ainda há ajuste a ser feito, poderão solicitar via requerimento on-line na página da Prograd, entre 4 e 9 de março.

Caso tenham dúvidas durante todo o processo, devem entrar em contato com a coordenação do curso de graduação.

Para os pós-graduandos, a renovação deve ser feita na página da Pós-graduação. São três tipos de matrículas diferentes e os estudantes devem atentar-se a qual situação se encaixam: estudantes regulares que irão cursar disciplinas; estudantes regulares que já cursaram as disciplinas e necessitam apenas manter o vínculo com o curso para a produção da tese ou dissertação; e estudantes especiais.

Os que irão realizar disciplinas devem clicar em “Solicitar matrícula” e depois em “Solicitar como aluno regular do curso (…)”, onde irá aparecer a pós-graduação com a qual há vínculo. No caso dos que irão apenas renovar o vínculo, devem clicar na opção “Vínculo com cursos”.

Nos dias 22 e 23 de fevereiro será a vez dos estudantes especiais realizarem a matrícula. O procedimento será similar ao do estudante regular: acessar a página da Pós-graduação, clicar em “Solicitar matrícula” e depois em “Solicitar como aluno especial”.

O secretário de Pós-graduação Stricto Sensu da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Antonio Koodi Kato, alerta os estudantes que irão realizar disciplinas para que se atentem à confirmação da solicitação. “É preciso clicar em ‘Confirmar solicitação de matrícula’ todas as vezes que acessarem o sistema, visto que é comum acessá-lo repetidas vezes durante o período de renovação de matrícula, e, a cada acesso a solicitação é reaberta, devendo ser confirmada para ser enviada e válida”, apontou.

Para a pós-graduação não há segunda etapa da renovação da matrícula. As secretarias dos cursos irão confirmar a matrícula até o dia 29 de fevereiro. Caso os estudantes tenham dúvidas durante os procedimentos devem entrar em contato com as secretarias de seus cursos.

Dúvidas para os cursos do Câmpus de Chapadão do Sul podem entrar em contato nas secretarias através do whatsApp:

Cursos de graduação em Administração, Agronomia e Engenharia Florestal, contato whatsApp (67) 3562-6302

Fonte: ufms.br Texto: Ariane Comineti