Projeto Arte que Germina promove integração entre arte e ciência

Postado por: Daniel Fernando Figueiredo Spengler

O Projeto “Arte que Germina” foi realizado no Câmpus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em Chapadão do Sul, organizado pelo grupo PET Agroflorestal, com participação do Projeto Música e Arte da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Chapadão do Sul. O projeto teve como objetivo principal promover a integração entre conhecimento científico e expressão artística, evidenciando a importância das sementes nos ambientes agrícolas e florestais. Coordenado pela professora da UFMS Meire Aparecida Silvestrini Cordeiro, envolveu alunos dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal.

A colaboração com o Projeto Música e Arte ocorreu por meio das turmas das professoras Raquel Dantas e Vânia Fernandes, iniciando com a realização de oficinas e exposição de sementes, suporte e apoio do Coordenador Geral de Cultura Marcos André  e Diretor de Cultura Leonardo Freitas. As sementes utilizadas foram coletadas ao longo do semestre em diferentes ambientes, incluindo uma visita técnica ao Pantanal Sul-Mato-Grossense, o que contribuiu para o enriquecimento do banco de sementes do projeto.

Durante as semanas seguintes, os alunos desenvolveram obras artísticas utilizando essas sementes, culminando na exposição realizada no dia 28 de outubro, na área de convivência do CPCS. Para integrar teoria e prática, houve uma visita guiada dos alunos pelos laboratórios e áreas experimentais do campus UFMS, promovendo o conhecimento de espaços acadêmicos e de pesquisa.

Esta iniciativa, resultante do esforço coletivo do grupo PET e dos envolvidos, reflete a parceria entre a UFMS e a Prefeitura de Chapadão do Sul, reforçando a integração entre educação, ciência, cultura e sustentabilidade, além de proporcionar uma experiência educativa significativa para estudantes e comunidade.

 

 

 

Texto e imagens: Vânia Fernandes, Raquel Dantas, Meire Cordeiro, Daniel Spengler