Professor da UFMS Recebe Prêmio Internacional em Evento da Área de Irrigação

Postado por: Vilela Bezerra

O Inovagri International Meeting é hoje um dos mais importantes eventos da área de irrigação do mundo. No ano passado foi realizado no Chile em parceria com a Universidad de Concepción, através de seu Centro de Recursos Hídricos para la Agricultura y la Minéria – CRHIAM. Na edição deste ano o evento voltou ao seu país sede, o Brasil.

O Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada – INOVAGRI, sediado em Fortaleza/CE, promove anualmente o evento internacional Inovagri International Meeting, com foco na divulgação de pesquisas, e, promoção do conhecimento na resolução de problemas voltados ao uso eficiente da água, para produção de alimentos.

Nesta edição o evento recebeu mais de 900 trabalhos nas modalidades de apresentação oral e pôster. Na ocasião, o Professor Ricardo Gava da UFMS, Campus de Chapadão do Sul, que é Doutor em Irrigação e Drenagem, foi tpremiado ficando em Primeiro Lugar nas Apresentações Orais.

Prof. Dr. Ricardo Gava, da UFMS, campus de Chapadão do Sul, recebe prêmio em evento internacional da área de irrigação.

O tema de seu trabalho foi “PERFORMANCE OF MAIZE HYBRIDS SUBJECT TO DIFFERENT APPLICATION DEPTHS UNDER CENTER PIVOT” (PERFORMANCE DE HÍBRIDOS DE MILHO SUBMETIDOS A DIFERENTES LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO POR PIVÔ-CENTRAL), sob autoria dos pesquisadores, Prof. Dr. Ricardo Gava (UFMS/CPCS), Prof. Dr. Christopher M. U. Neale (University of Nebraska-EUA), Prof. Dr. José A. Frizzone (ESALQ/USP), Pesq. Jefferson L. Anselmo (FUNDAÇÃO CHAPADÃO), Enga. Agr. Mayara F. Cotrim (UFMS/CPCS) e Eng. Agr. Irineu E. Kühn (UFMS/CPCS).

Neste trabalho o professor ressalta que o trabalho foi fruto da parceria com diversas instituições, e faz um agradecimento especial aos seus parceiros, Fundação Chapadão, CampoVita e Irrigação Penápolis, sem os quais a pesquisa não teria sido viabilizada.

Foto: J.Moura / @eujmoura

Prof. Dr. Ricardo Gava.

Professor pela UFMS/CPCS, é Doutor em Irrigação e Drenagem pela ESALQ/USP, realizou parte de seu doutorado em Recursos Hídricos na University of Davis – EUA

“Este trabalho é fruto de uma importante parceria firmada em 2014, entre a Fundação de Apoio a Pesquisa Agropecuária de Chapadão – FUNDAÇÃO CHAPADÃO e a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS/CPCS, bem como das empresas CampoVita e Irrigação Penápolis. Desde o início de nossa parceria temos colhido melhores resultados a cada ano e agora estamos em busca também de parcerias internacionais. A FAO[1] teme que o maior conflito mundial no futuro, será por água e alimentos. O Brasil é o país que mais tem potencial para ampliar suas áreas agrícolas para geração de alimentos e nesse senário o Estado do Mato Grosso do Sul, é um dos estados com o maior potencial para realizar isso sem desmatamento. O estado é repleto de áreas de pastagens degradadas e pecuária extensiva que necessitam ser recuperadas e melhoradas suas eficiências de produção, ressalta GAVA”.

[1] FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura