Processo seletivo para estudantes-tutores está com inscrições abertas

Postado por: VITORIA FATIMA BERNARDO

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de tutores para concessão do auxílio apoio pedagógico. Podem participar estudantes matriculados em cursos de graduação presenciais, preferencialmente nos cursos de licenciaturas. A iniciativa da UFMS, por meio da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, tem como objetivo reduzir a taxa de evasão, dando oportunidade aos estudantes que ingressam no ensino superior e que apresentam dificuldades em acompanhar com qualidade as atividades. “Esta ação procura amenizar as dificuldades que alguns estudantes vêm apresentando quando chegam na Universidade”, diz a diretora de Inclusão e Integração Estudantil (DIIEST) da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) Marta Costa Beck.

Para se inscrever é necessário acessar o sistema selecao.ufms.br até dia 21 de março. O estudante-tutor conta com a orientação de um professor e deve realizar encontros presenciais e on-line para revisão de conteúdos abordados no ensino médio: matemática, língua portuguesa/letras, química e física. São 24 vagas distribuídas entre a Cidade Universitária e os câmpus. “Os tutores fazem uma revisão de conteúdos nestas áreas, que são as mais solicitadas. O estudante-tutor pode optar em realizar o encontro semanal de três horas presencialmente, desde que sejam observadas as normas do plano de biossegurança das unidades, ou via Google Meet”, ressalta a diretora da DIIEST.

O valor mensal concedido aos estudantes-tutores é de R$ 400,00, com vigência até o fim de novembro de 2021, proveniente de recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). Os pré-requisitos básicos para inscrição são: matrícula regular em curso de graduação presencial, disponibilidade de oito horas semanais para as atividades (planejamento de conteúdos e aulas definidos em plano de trabalho com o orientador), não estar cumprindo sanção disciplinar e não ter pendência junto à UFMS.

“Gostaria de fazer um convite aos acadêmicos que têm facilidade nas disciplinas que façam sua inscrição neste processo e fiquem atentos ao prazo”, reforça Marta. Segundo a diretora, os inscritos participarão de processo seletivo realizado em duas etapas: prova escrita e análise do plano de trabalho. Mais informações podem ser obtidas no edital abaixo.

Download (PDF, 919KB)

Texto: Vanessa Amin