PESQUISA de viabilidade econômica de irrigação produzida na UFMS de Chapadão do Sul ganha destaque na renomada revista “Irrigation and Drainage”
Uma importante pesquisa coordenada pelo Professor Ricardo Gava do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UFMS – Campus de Chapadão do Sul e Diretor do Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada do Centro-oeste (Inovagri Centro-Oeste), em parceria com Pesquisadores de outras instituições como a ESALQ/USP e o CENA/USP, foi publicada na renomada revista Irrigation and Drainage. Trata-se de uma pesquisa sobre viabilidade econômica de irrigação no sistema de produção soja-milho 2ª safra, em áreas de recuperação de pastagens degradadas que proporcionou até 45% de incremento no lucro líquido no sistema Soja-Milho.
O trabalho avaliou os ganhos produtivos do primeiro ao terceiro ano após abertura de área, com e sem utilização de irrigação. Sabe-se que um bom manejo com culturas de cobertura como as braquiárias ajuda na melhoria da umidade no solo em condições de sequeiro, mas a irrigação mostrou-se a mais eficaz técnica para garantia de altas produtividades em áreas de solos arenosos para as culturas de grãos. O aumento real de produtividade do primeiro ao terceiro ano de plantio da área irrigada em relação à de sequeiro foi de 17% para a soja e de 37% para o milho segunda safra.
A análise econômica detalhada que considerou todos os custos de produção e do sistema de irrigação via pivô-central bem como dos custos de energia, mostrou um payback (tempo de recuperação do capital investido no sistema) de 4 anos para esse sistema de produção. “Em 4 anos o produtor já está com seu sistema de irrigação pago, além dos ganhos diretos com a irrigação o produtor ainda conta com os ganhos indiretos em que podemos citar principalmente a segurança hídrica da lavoura conta as secas e veranicos, e instabilidades do clima cada vez mais frequentes” comentou Gava.
A pesquisa completa esta disponível na Revista Irrigation and Drainage (DOI: 10.1002/ird.2767), e tem como coordenador o Prof. Ricardo Gava (UFMS) e coautores Flávio Henrique Campos (ESALQ/USP), Rubens Duarte Coelho (ESALQ/USP), Job Teixeira de Oliveira (UFMS) e Timóteo Herculino da Silva Barros (CENA/USP). (Foto da capa https://www.myfarm.com.br/).