PESQUISA de viabilidade econômica de irrigação produzida na UFMS de Chapadão do Sul ganha destaque na renomada revista “Irrigation and Drainage”

Postado por: Maik Oliveira Silva

 Uma importante pesquisa coordenada pelo Professor Ricardo Gava do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UFMS – Campus de Chapadão do Sul e Diretor do Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada do Centro-oeste (Inovagri Centro-Oeste), em parceria com Pesquisadores de outras instituições como a ESALQ/USP e o CENA/USP, foi publicada na renomada revista Irrigation and Drainage. Trata-se de uma pesquisa sobre viabilidade econômica de irrigação no sistema de produção soja-milho 2ª safra, em áreas de recuperação de pastagens degradadas que proporcionou até 45% de incremento no lucro líquido no sistema Soja-Milho.

O trabalho avaliou os ganhos produtivos do primeiro ao terceiro ano após abertura de área, com e sem utilização de irrigação. Sabe-se que um bom manejo com culturas de cobertura como as braquiárias ajuda na melhoria da umidade no solo em condições de sequeiro, mas a irrigação mostrou-se a mais eficaz técnica para garantia de altas produtividades em áreas de solos arenosos para as culturas de grãos. O aumento real de produtividade do primeiro ao terceiro ano de plantio da área irrigada em relação à de sequeiro foi de 17% para a soja e de 37% para o milho segunda safra.

A análise econômica detalhada que considerou todos os custos de produção e do sistema de irrigação via pivô-central bem como dos custos de energia, mostrou um payback (tempo de recuperação do capital investido no sistema) de 4 anos para esse sistema de produção. “Em 4 anos o produtor já está com seu sistema de irrigação pago, além dos ganhos diretos com a irrigação o produtor ainda conta com os ganhos indiretos em que podemos citar principalmente a segurança hídrica da lavoura conta as secas e veranicos, e instabilidades do clima cada vez mais frequentes” comentou Gava.

A pesquisa completa esta disponível na Revista Irrigation and Drainage (DOI: 10.1002/ird.2767), e tem como coordenador o Prof. Ricardo Gava (UFMS) e coautores Flávio Henrique Campos (ESALQ/USP), Rubens Duarte Coelho (ESALQ/USP), Job Teixeira de Oliveira (UFMS) e Timóteo Herculino da Silva Barros (CENA/USP). (Foto da capa https://www.myfarm.com.br/).