Informativo no 11 (Dezembro/2021)

Apresentação

Este projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul tem como objetivo mensurar e divulgar mensalmente à população do município de Chapadão do Sul/MS o Índice da Cesta Básica, permitindo o acompanhamento da evolução do custo dos itens alimentícios básicos e da variação do poder de compra de seus habitantes.
A metodologia adotada segue à da Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos realizada pelo DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) nas capitais do país. Os itens básicos pesquisados foram definidos pelo Decreto Lei nº 399, de 30 de abril de 1938, que regulamentou o salário mínimo no Brasil e está vigente até os dias atuais.

O Decreto determinou que a cesta de alimentos fosse composta por 13 produtos alimentícios em quantidades suficientes para garantir, durante um mês, o sustento e bem-estar de um trabalhador em idade adulta. Os itens e quantidades estipuladas foram diferenciados para a região do estado de Mato Grosso do Sul, de acordo com os hábitos alimentares locais.

Custo da cesta básica do mês de dezembro/2021

O custo da cesta básica necessária para o sustento e bem-estar de um trabalhador em idade adulta no município de Chapadão do Sul no mês de dezembro foi de R$ 585,44, o que representa uma redução de 4% em relação ao custo da cesta no mês de novembro (Tabela 1). Neste mês, as maiores reduções foram
observadas no preço médio do tomate (-47,44%) e da batata (-24,11%). Por outro lado, houve um aumento expressivo no preço das frutas, representadas pela banana (23,97%) (Tabela 2).

Variação mensal do custo da cesta básica

Ao se analisar a variação de preços da cesta básica no acumulado dos dez primeiros meses deste ano, percebe-se que o mês de novembro apresentou o maior custo, concentrando a elevação nos preços ao longo do tempo. No mês de novembro, o custo da cesta básica é 22,22% maior em relação ao mês de abril, o menor custo no período até então analisado. Desde então, o custo da cesta básica tem se elevado gradativamente, com exceção no mês de outubro (Gráfico 1).

Variação mensal do custo da cesta básica

Ao se analisar a variação de preços da cesta básica no decorrer do ano de 2021 (Gráfico 1), observase que o mês de novembro apresentou o maior custo (607,15), mantendo uma tendência de elevação nos  preços ocorrida nos seis meses anteriores. O menor custo da cesta básica foi no mês de abril (R$ 496,76)  e desde então, o custo da cesta básica manteve uma tendência de alta até o mês de dezembro. No último mês do ano, nota-se uma queda significativa, com o custo da cesta básica inferior à média do ano, que foi de R$ 552,58.

Para garantir o acesso à alimentação básica necessária ao sustento de um trabalhador adulto,  estimou-se que, no mês de dezembro, o salário mínimo necessário deveria ser de R$ 1.465,44. No mesmo mês, o trabalhador que ganha um salário mínimo precisou trabalhar aproximadamente 117 horas e 5 minutos para adquirir uma cesta básica. Quando aplicado o desconto de 7,5% para a Previdência Social, verifica-se que o trabalhador remunerado pelo piso nacional comprometeu, no mês de dezembro, 58% do salário mínimo líquido para comprar os alimentos básicos.

Giovanna I. B. de Medeiros Florindo – Professora coordenadora
Thiago José Florindo – Professor coordenador adjunto
Alexandre Beutling – Professor colaborador
Lorena Stolle – Professora colaboradora