Grupos do Programa de Educação Tutorial têm oportunidades para docentes

Postado por: LUCAS DA SILVA RIBEIRO

Professores do Instituto de Física e do Câmpus de Chapadão do Sul podem se candidatar às vagas de tutor nos grupos PET Física e PET Agronomia e Engenharia Florestal. As inscrições devem ser feitas até 14 de março no Sigproj.

Os editais para cada oportunidade podem ser acessados nos seguintes links no site da Pró-reitoria de Graduação (Prograd): PET Física e PET Agronomia e Engenharia Florestal.

Podem se candidatar docentes dos cursos das graduações indicadas nos editais que trabalhem com regime de dedicação exclusiva, que tenham título de doutor ou mestre e que comprovem atuação efetiva em cursos e atividades da graduação, da pesquisa e da extensão por três anos anteriores à avaliação do processo seletivo, entre outros requisitos. Não podem se candidatar professores que tenham exercido a tutoria no ano de 2020.

De acordo com o pró-reitor de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira, “o Programa de Educação Tutorial (PET) é uma prática na formação dos nossos estudantes na qual são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação que possibilitam um melhor desenvolvimento profissional e pessoal”, disse. Sobre as atribuições do professor tutor, explicou que ele é responsável por planejar, supervisionar e orientar o desenvolvimento das atividades do Grupo PET. “Além disso, o professor tutor tem a responsabilidade de selecionar os estudantes do grupo e também desenvolver as atividades de gestão do grupo PET, desde seu planejamento até o relatório de atividades desenvolvidas”, apontou.

Além do preenchimento das informações constantes na inscrição o docente interessado deverá anexar no formato de PDF: o currículo no formato Lattes, a tabela de pontuação do currículo também preenchida e um planejamento de atividades para o grupo.

A seleção seguirá as exigências contidas na Portaria MEC n° 976/2010 e no Manual de Orientações Básicas do Programa de Educação Tutorial, disponíveis para consulta na página do PET no portal do MEC, bem como na Instrução Normativa nº41 da Prograd/UFMS, de 26 de fevereiro de 2021.

A previsão de divulgação do resultado preliminar da análise da inscrição é 17 de março. A publicação será no portal da Prograd, onde todas as demais etapas serão divulgadas.

Texto: Ariane Comineti