Grupos de Educação Tutorial recebem inscrições

Postado por: VITORIA FATIMA BERNARDO

Estudantes de graduação interessados em atuar em um dos grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) da UFMS poderão se candidatar. Ao todo, serão 24 bolsas e 61 oportunidades para voluntários. As inscrições poderão ser feitas de primeiro a sete de setembro no Sigproj.

Os grupos que estão com inscrição aberta são desenvolvidos na Cidade Universitária e nos campus de Chapadão do Sul, Naviraí, Ponta Porã e Três Lagoas. As bolsas têm valor mensal de R$400,00. Para participar é preciso ter coeficiente de rendimento estudante maior ou igual a cinco; disponibilidade de 20 horas semanais para as atividades e não ter acumulado três reprovações antes do ingresso no PET, entre outros requisitos.

A seleção será feita pela análise dos documentos para inscrição; uma prova escrita, que será realizada a distância e gravada; apresentação de um seminário, também a distância e gravado; análise do histórico escolar e entrevista, a distância e gravada. Todas as informações sobre a seleção podem ser obtidas no edital, no site da Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

 

Recepção de calouros 2020

Experiência discente

A estudante do penúltimo semestre de Educação Física, Camila Miranda Lira participa do PET há três anos e foi logo no início da graduação que teve contato com o grupo. “Uma das ações do PET Educação Física é justamente a recepção de calouros, onde são apresentadas as informações sobre o curso, os professores, os projetos e programas. Achei muito interessante a proposta do PET e posteriormente fui convidada a participar. Ingressei quando estava no terceiro semestre, em 2017”, contou.

Além da recepção, a estudante citou como outras ações do grupo: o projeto “Colônia de Férias”, realizado no início do ano na Cidade Universitária, por meio da qual 80 crianças de toda a comunidade participam de uma semana de atividades; o projeto “PET-Sangue bom”, por meio do qual vários grupos PET e Atléticas de diversos cursos se unem para levar estudantes para doarem de sangue e realizarem o cadastro de doador de medula óssea; o projeto “Cine Esporte” que foi realizado em 2017 e retomado agora em 2020, por meio do qual o grupo promove a discussão de filmes relacionados à área do esporte e seus temas transversais; e, neste ano, o grupo iniciou também o projeto ‘Capacita PET’, por meio do qual os estudantes desenvolvem minicursos sobre temas de seu conhecimento para a capacitação de pessoas de toda a comunidade. “Uma ação que é muito marcante todos os anos para mim é a Colônia de Férias, porque o contato com as crianças é muito importante para nossa formação, é algo totalmente diferente do que vivenciamos na escola. Algumas das crianças participam da colônia já há alguns anos e nesses três anos que estou no grupo pude ver o crescimento delas, o desenvolvimento. Além disso, o planejamento da Colônia é bastante construtivo para todos”, disse.

IV MOSTRA PET 2019

Segundo Camila, ao final de cada ano, o PET Educação Física decide quais temas serão trabalhados no ano posterior dentro da tríade: ensino, pesquisa e extensão. “No ensino, direcionamos para a formação de professores e estudantes; na extensão, procuramos realizar atividades com a comunidade externa, em escolas e outros lugares; e na pesquisa buscamos uma variável para estudarmos sobre o tema”, explicou. Atualmente o grupo tem oito bolsistas e está com 10 vagas abertas neste edital.

Quanto à formação a estudante disse perceber diferenças para aqueles que estão nos grupos PET porque aprendem a conviver em grupo, a discutir de maneira positiva as decisões, obtém uma formação ampliada. “Quando entrei no grupo era mais tímida, não sabia como dar aulas e com o grupo PET aprendi e consegui desenvolver essas habilidades”, afirmou.

 

Foto: Acervo Grupo PET Conexões de Saberes Matemática do CPTL
Projeto de Pesquisa Coletivo O Programa de Educação Tutorial e os desafios do Ensino de Matemática, atividade em Escola Estadual de Três Lagoas

Experiência docente

A professora do campus de Três Lagoas Eugenia Brunilda Opazo Uribe é tutora do PET Conexões de Saberes Matemática há 10 anos. O grupo tem atualmente 12 bolsistas, 1 voluntário e 2 estudantes colaboradores, e está com processo aberto para selecionar mais quatro voluntários. “Os grupos PET desenvolvem atividades orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, valorizando o trabalho coletivo e buscando a excelência acadêmica com compromisso social”, explicou.

Para 2020 o PET Conexões de Saberes Matemática planejou diversas ações, entre elas atividades de gestão e avaliação para organização interna do grupo; de leitura, em espanhol ou inglês, para contribuir com a formação dos estudantes participantes; seminários, palestras, mesas redondas e rodas de conversa; e organização e participação de eventos científicos e encontros locais, regionais e nacionais do PET.

Apresentação de trabalhos Semana Acadêmica de Matemática 2019

Outras ações citadas pela professora são: “Cinema PCSMAT”, por meio da qual o grupo visa a oferecer filmes e documentários para a comunidade com foco em dois temas: matemática e questões ambientais; “O Programa de Educação Tutorial e os desafios do Ensino de Matemática”, por meio da qual realizam pesquisa coletiva; a promoção de debate sobre diversidade, com o intuito de contribuir para defesa da equidade socioeconômica, étnico-racial e de gênero; e “Laboratório de Ensino de Matemática no apoio de atividades didáticas”, dedicada ao trabalho sobre metodologias alternativas para o ensino de matemática.

O grupo desenvolve ainda o projeto de extensão “A matemática é questão de menina sim!”, que busca chamar a atenção para diferença de gênero existente na Matemática e nas ciências exatas em geral; e a atividade “PET Conexões Matemática e comunidade”, por meio do qual se busca divulgar o CPTL e a UFMS, o curso de Matemática, as ações do grupo e o PET, além de incentivar a permanência dos jovens na escola de forma a se preparar para estudos no ensino superior e se qualificar para a futura vida profissional.

Oficina apresentada na SBPC Jovem

“O processo formativo proposto pelo Programa de Educação Tutorial está embasado no desenvolvimento de atividades coletivamente organizadas pelos grupos, que visam garantir aos estudantes de graduação oportunidades de vivenciar experiências não presentes em estruturas curriculares convencionais. O objetivo é formar globalmente o estudante, não apenas proporcionando ao discente uma gama nova e diversificada de conhecimento acadêmico, mas contribuindo para sua melhor qualificação como indivíduo e como membro da sociedade”, disse.

Texto: Ariane Comineti 

Fotos do PET Educação Física: Manuela Haick

Fotos do PET Conexões de Saberes Matemática do CPTL: Acervo do grupo