Estudantes do Ensino Médio visitam Campus de Chapadão do Sul

Postado por: Maik Oliveira Silva
Nos dias 28 e 29 de agosto o Campus de Chapadão do Sul (CPCS) realizou a última etapa do projeto Feira das Profissões, organizado pelo grupo de Programa de Educação Tutorial (PET) de Agronomia e Engenharia Florestal. Cerca de 190 alunos das redes pública e privada visitaram o campus.
Em sua quinta edição, o projeto tem o objetivo de proporcionar que estudantes concluintes do Ensino Médio conheçam os cursos oferecidos pela UFMS, bem como as possibilidades do mercado de trabalho, facilitando o processo de decisão sobre qual curso universitário escolher.
O enfoque é apresentar os cursos do CPCS: Engenharia Florestal, Agronomia e Administração. O professor Cassiano Garcia Roque coordena o grupo PET e falou sobre o projeto. “Existe uma grande procura de candidatos residentes de outros estados por esses cursos e, em contrapartida, há moradores locais que nunca visitaram a nossa Instituição de Ensino Superior. Portanto, além da orientação em sua escolha profissional, o projeto aproxima a comunidade e a UFMS. Muito mais que informações, o projeto apresentou a estrutura do campus, mostrando parte de sua rotina diária”, destacou Cassiano.
O trabalho realizado com as escolas foi dividido em duas partes. Na primeira etapa, integrantes do grupo PET ministraram palestras em cada uma das escolas do município, tratando de temas relacionados aos cursos, estrutura do campus, formas de ingresso, auxílios e bolsas. A segunda etapa foi a visita ao campus com a finalidade de apresenta-lo, além de proporcionar vivência com o dia a dia dos acadêmicos. Foram visitadas as dependências dos laboratórios de Solos, Sementes, Propagação de Plantas, Entomologia, Fitopatologia, Engenharia Florestal, as salas de aulas, o galpão de máquinas, o laboratório de Agricultura de Precisão e a área experimental.
Durante a visita, a professora Meire Silvestrini Cordeiro apresentou o projeto que coordena, Solo na Escola, mostrando para os alunos a importância do solo para a vida e principalmente para a ciências agrárias, buscando trabalhar conceitos básicos sobre o solo e seus componentes destacando sua relevância para o ecossistema e para vida dos organismos que dele dependem.
“A apresentação do Projeto Solo na Escola para alunos do terceiro ano do Ensino Médio teve como principal objetivo destacar os principais conceitos sobre solos de uma forma dinâmica. Eles puderam adquirir novos conhecimentos e relembrar parte do que já haviam aprendido na escola, porém dessa vez baseado no ensino prático que o projeto propõe. Outro objetivo atingido, no momento dessa interação entre os estudantes do Ensino Médio e os acadêmicos da UFMS, é a motivação por ingressarem na universidade, o interesse pelos nossos cursos e pelas Ciências Agrárias, pois é uma oportunidade de conhecerem um pouco do nosso meio, através do engajamento dos acadêmicos nos projetos desenvolvidos“, relatou Meire.
Texto: Patrick Henrique Rugiano (estagiário do CPCS)