Secretaria Acadêmica

Descrição

A Secretaria Acadêmica (SECAC) é a unidade responsável pela orientação acompanhamento e execução das atividades de controle escolar no Câmpus de Chapadão do Sul, bem como de apoio à administração acadêmica. Neste setor o Assistente Acadêmico atende às solicitações de documentos referentes aos registros e requerimentos diversos em relação à vida acadêmica.

 

Competências:

  • Controlar e cumprir os prazos fixados no calendário escolar;
  • Promover a execução do cálculo de número de vagas existentes nos cursos e encaminhá-las para a Coordenadoria de Administração Acadêmica para conferência e publicação em edital;
  • Providenciar os materiais necessários à operacionalização das atividades da Secretaria;
  • Executar os procedimentos afetos à matrícula de alunos;
  • Orientar, controlar e conferir a matrícula dos alunos, em função dos relatórios de convocação e número de vagas;
  • Viabilizar a liberação das disciplinas no sistema acadêmico;
  • Divulgar, através de publicação, as listagens de alunos cujas matrículas tenham sido recusadas;
  • Orientar, assessorar e acompanhar os discentes nos pedidos de transferências, trancamentos de matrículas e solicitações de aproveitamento de estudos e outros;
  • Colaborar com os Coordenadores de Cursos e Coordenadores de Gestão Acadêmica nas solicitações de aproveitamento de disciplinas e outros;
  • Proceder o recebimento e encaminhar aos Coordenadores de Cursos, os processos de candidatos à vaga, para análise de currículo;
  • Orientar e controlar o recebimento dos requerimentos de dispensa de disciplinas, observando os prazos fixados;
  • Encaminhar aos Coordenadores de Cursos, processos de alunos transferidos e outros, para providências quanto à análise de currículo e produção de Resoluções;
  • Executar o lançamento no histórico escolar das resoluções referentes à dispensa de disciplinas, emitidas pelo Conselho competente;
  • Executar os lançamentos e atualizações dos históricos escolares;
  • Orientar e informar os discentes sobre seu movimento curricular;
  • Acompanhar a atualização dos programas e/ou ementas das disciplinas ministradas na Unidade;
  • Preparar a documentação para cerimônia de colação de grau;
  • Instruir os processos de registro de diplomas e encaminhá-los a Coordenadoria de Administração Acadêmica;
  • Encaminhar aos Coordenadores de Curso os processos de aproveitamento de estudos que ingressarem na Unidade Setorial;
  • Emitir atestados, declarações, certificados e histórico, solicitados pelos discentes;
  • Desenvolver outras atividades dentro de sua área de atuação.

 

O que acadêmico pode solicitar na Secretaria Acadêmica:

  • Aproveitamento de Estudos;
  • Atestado de Frequência;
  • Atestado de Vaga;
  • Declaração de Matrícula;
  • Guia de Transferência;
  • Histórico Escolar;
  • Programa de Disciplinas Cursadas;
  • Outros serviços constantes do requerimento;

 

Para atendimento das solicitações o acadêmico deverá preencher o requerimento acadêmico e entregar na secretaria acadêmica para que seja devidamente instruído e executado. Para acessá-lo clique aqui.

 

Prazos para a expedição dos seguintes documentos:

  • Atestado de Vaga – 1 dia útil;
  • Declaração de Matrícula – 2 dias úteis;
  • Guia de Transferência – 1 dia útil;
  • Histórico Escolar – 2 dias úteis;
  • Programa de Disciplinas Cursadas – 3 dias úteis.

 

Documentos necessários para solicitar Aproveitamento de Disciplinas:

  • Histórico Escolar original;
  • Estrutura do curso de origem;
  • Conteúdo Programático de cada disciplina;
  • Critérios de aprovação nas disciplinas.

 

Horário de atendimento: das 7:00 h às 11:00 h e das 13:00 h às 17:00h.

Telefone para contato: (67) 3562-6302

Assistente acadêmico: Anderson Abreu de Jesus

E-mail Institucional: secac.cpcs@ufms.br