Discentes de Engenharia Florestal da UFMS realizaram Visita Técnica no Viveiro Municipal de Chapadão do Sul.

Postado por: Augusto Cesar de Aquino Ribas

Os acadêmicos da UFMS do Câmpus de Chapadão do Sul do curso de Introdução à Engenharia Florestal realizaram aula técnica neste dia 19 de junho de 2018, capitaneados pela Prof.ª Doutora Glace Taís de Oliveira, fizeram uma aula prática no Viveiro Municipal de Chapadão do Sul. Recebidos pela técnica de Meio Ambiente Jackeline Portes, que gentilmente explicou diversos temas em relação ao Viveiro Municipal e suas atividades: Viveiros florestais, produção de mudas, escarificação de sementes e seleção de espécies arbóreas.

Sr.ª Jackeline apresentou e mostrou as espécies de árvores disponíveis no viveiro sendo: Iipê amarelo, ipê verde, ipê branco, ipê roxo, palmeira real, palmeira leque, palmeira fênix, acácia rosa, acácia chuva de ouro, palmeira arbusto, oiti, balsamo, formio, aroeira pimenteira, alpinia, jacarandá, sibipiruna, pau formiga, mogno, valeriana, pandano, aldrago, cróton, pata de vaca, pitanga, jenipapo, olho de dragão, folha fita, saboneteira, barba de serpente, palmeira areca, lírio de pedra, noni, abacaxi roxo, santa Barbara, fruta do conde, flamboyant, hibisco, goiabeira, maracujá, cedro, cana fistula, aldrago, amora, seriguela, graviola, reseda, bulbine, árvore folha larga, romã, palmeira imperial, estrelicia, murta e cereja amarela.

A visita ao Viveiro foi assistida pela Secretaria de Apoio para Assuntos Estudantis – SECAE/UFMS, representada pela Assistente Social Agna Anicésio, que acompanhou a ação por meio de observação participante, considerando que no curso há acadêmicos contemplados com a Política de Assistência Estudantil e Estágios obrigatórios e não obrigatórios.  “A parceria entre Universidade e Sociedade traz grande importância e contribuições para o acadêmico, pois possibilita a integração destes com o público em geral, onde as teorias aprendidas em sala de aula se concretizam e traz uma satisfação e experiência de vida muito significativa na formação acadêmica, provocando assim, mudanças sociais. Estamos felizes com esta parceria entre UFMS e Prefeitura de Chapadão do Sul, que tem recebidos nossos acadêmicos de braços abertos, tantos em estágios obrigatórios e não obrigatórios, sabemos que esta integração é importante para a permanência de nossos acadêmicos neste município”. (Agna Anicésio)

Os discentes, acompanhados pela Coordenadora do Curso de Engenharia Florestal, Professora Doutora Ana Paula Leite Lima, escolheram uma árvore para plantar na UFMS e optaram pelo Ipê Branco para simbolizar a turma de Introdução à Engenharia Florestal. Na ocasião, os alunos, fizeram homenagem a Doutora em Ciências Florestais (Manejo Florestal), UnB – Brasília-DF, Professora Glauce Taís de Oliveira S. Azevedo. Ressaltaram que além de ser uma excelente professora é parceira e motivadora da turma. Conforme depoimento da acadêmica Welen Lorraine Souza Silva “Professora queremos te agradecer, pois a senhora faz a diferença nesta Universidade”.

Horário de funcionamento do Viveiro Municipal

Expediente aberto ao público das todos os dias úteis das 7h às 11h e das 13h às 17h, mais informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 3562-1821.