Ações do grupo PET AgroFlorestal continuam ativas durante a quarentena

Postado por: Maik Oliveira Silva

disseminação da COVID-19 nos últimos meses limitou de forma significativa a operação de diversos setores dentro da universidade. Frente a isso, o grupo PET AgroFlorestal do CPCS vem desenvolvendo medidas para dar continuidade às suas atividades e manter os três pilares do grupo(pesquisa, ensino e extensão) ativos.

“Nossas reuniões continuam no mesmo dia e horário, porém à distância. O diretor geral cria uma sala de reunião via Google Meet, nós acessamos do local onde estamos e seguimos com a pauta normalmente”, conta a estudante de Agronomia, Mariana Vale dos Santos, petiana há dois anos.

Devido ao isolamento social algumas atividades de ensino e extensão foram modificadas, porém já está sendo feito um planejamento para realizá-las assim que tudo se normalizar. Segundo Mariana, as ações de pesquisa não receberam tanta interferência, tendo em vista que grande parte dos experimentos de campo já estavam finalizados, portanto, os alunos estão se dedicando principalmente para a parte de entrega de relatórios.

Mídias sociais

Foi organizada uma escala entre os integrantes para realizar as postagens diárias nas redes sociais do PET, os “posts” mais comuns são dicas relacionadas a diversas matérias que compõem a grade curricular dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal, como química, microbiologia, genética e outras. “Estamos desenvolvendo mais conteúdo para as redes sociais, tanto site quanto Instagram, com conteúdo educacional. Já usávamos essas plataformas antes, porém, intensificamos o uso, já que nesse período é a única forma de conseguirmos nos comunicar. Com mais frequência saem notícias novas sobre o mundo agroflorestal, dicas sobre estudo, “jogos” educacionais e também desenvolvimento de lives.” explica a petiana.

No dia 24 de abril o grupo realizou uma live, via Instagram, na qual a profissional Keila Lima Cabriotti Tomaz, da clínica Humanos, abordou temas relacionados à elaboração de currículos, e como se preparar e se comportar em uma entrevista de emprego. O evento online abriu espaço para perguntas, permitindo que estudantes, não apenas da UFMS, mas também de outras instituições participassem, além de profissionais e estudantes egressos.

“A live acrescentou muito para mim, pois além de tirar algumas dúvidas sobre a própria elaboração do currículo, a Keila falou muito sobre como se portar durante a entrevista, deu muitas dicas do que fazer e do que não fazer, nos passou alguns pontos para pensarmos antes de irmos pra entrevista, como um preparatório. E como ela trabalha com isso foi muito válido, pois não era uma profissional qualquer e sim alguém envolvida diretamente na área, passando assim muita confiança.” afirma Mariana.

Aqueles que se interessarem em saber mais sobre os conteúdos do grupo PET AgroFlorestal podem acessar o site http://www.petagroflorestal.ufms.br/ ou o perfil do instagram @pet_cpcs.

Texto: Vitória Fátima Bernardo (Estagiária da Agecom no CPCS)