Possibilidade de novos cursos na UFMS em Chapadão do Sul

Postado por:

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) informou nesta terça-feira, 15 de Outubro, que pretende abrir 11 novos cursos nos câmpus do interior. Os cursos devem atender às unidades de Chapadão do Sul, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba e Ponta Porã.

Em Chapadão do Sul a UFMS pretende disponibilizar os cursos de Direito e Engenharia de Biossistemas.

Em entrevista ao JovemSulNews, o Diretor da Unidade da UFMS de Chapadão do Sul, Fábio Baio, detalhou como está o andamento da implantação dos cursos:

Direito

O curso de direito da UFMS, terá uma carga horária ampliada nas leis agrárias para colaborar no crescimento da região, que é de economia agrícola, o que será um dos diferenciais do curso local.

Será ministrado no período noturno com disponibilidade de 50 vagas para alunos e 12 para docentes.

Atualmente, o curso de direito da UFMS é oferecido na sede, em Campo Grande, Três Lagoas, Corumbá e em Chapadão do Sul seria o quarto campus a oferecê-lo.

A implantação do curso de direito da UFMS Chapadão do Sul já estava em trâmites há algum tempo, cerca de 2 anos e meio e ainda deve passar por outras etapas até sua abertura ao público.

Vejamos quais os trâmites para criação de cursos nos câmpus da UFMS:

1ª Etapa: Decisão do COUN, Conselho Universitário da UFMS (etapa já cumprida);

2ª Etapa: Autorização da criação do curso pelo MEC;

3ª Etapa: Liberação de recursos de infraestrutura e análise do quantitativo de servidores;

4ª Etapa: Estabelecimento de concurso para contratação dos servidores (docentes e demais colaboradores), concomitantemente com a oferta de vagas através do SISU (Sistema de Seleção Unificado), do Ministério da Educação.

Esse processo tende a demorar ainda cerca de oito ou dez meses.

Engenharia de Biossistemas

O campus tem o perfil de ciências agrárias, e esse curso vai atender uma demanda potencial do mercado local e consolida o campus de ciências agrárias como um polo do setor.

A Engenharia de Biossistemas oferecerá 50 vagas em período integral e mais 16 vagas para docentes por concurso público.

Um dado importante é que o curso será o 3º do seguimento no país. O que coloca o câmpus na vanguarda da educação de tecnologia.

Segundo Fábio Baio, trata-se de uma “Engenharia Agrícola Modernizada”, com foco em tecnologia. O curso abrange toda a grade de Engenharia Agrícola, e incorpora conceitos avançados em eletrônica embarcada, ciência computacional, automação e agricultura de precisão.

Veja que os carros de passeio, já possuem em sua composição muitos elementos de eletrônica embarcada, com os tratores e máquinas agrícolas não é diferente. A tecnologia de fabricação dessas máquinas é cada vez mais avançada e os novos profissionais precisam acompanhar esses avanços, esclarece.

O curso de Engenharia de Biossistemas está na 1ª etapa de implantação, ou seja, ainda espera decisão do Conselho Universitário da UFMS. Essa instância é uma das mais rápidas do processo, porém, ainda pode demorar até 2015 para que o curso entre em pleno funcionamento.

DSC_0010
O câmpus da UFMS de Chapadão do Sul ainda aguarda a pavimentação asfáltica. (Foto: Erika Silva)
Estrutura atual do câmpus da UFMS Chapadão do Sul

Para atender os dois cursos, serão necessários além dos 28 docentes, 33 técnicos de nível médio e superior, o que dobrará o número de servidores da unidade.

Além disso, há necessidade de outros pontos de infraestrutura como aumento da área do câmpus e as obras de pavimentação asfáltica.

A unidade espera poder contar com o poder público para resolver todos os detalhes que faltam para a efetiva implantação dos cursos.

Fonte: JovemSulNews (Erika Silva)