Mesa redonda: dia internacional pela eliminação da discriminação racial
O curso de Administração do Campus de Chapadão do Sul da UFMS promoveu a primeira mesa redonda para tratar do relevante tema da Discriminação Racial. O Evento foi realizado em memória ao trágico massacre de Shaperville, ocorrido no dia 21 de março de 1960, na África do Sul. 20 mil negros protestavam contra uma lei que limitava os lugares por onde eles podiam circular. A manifestação era pacífica, mas tropas do Exército atiraram contra a multidão, provocando a morte de 69 pessoas negras e outras 186 ficaram feridas. Em função deste triste episódio histórico, a Organização das Nações Unidas instituiu a data de 21 de março como o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial.
Importantes vozes do movimento em defesa a igualdade racial obtiveram lugar de fala durante o evento de iniciativa do professor da UFMS do campus de Chapadão do Sul Wallace da Silva de Almeida que contou, ainda, com a ilustre participação da professora. Fabiana Lúcia de Souza, do Professor Wagner Inacio e do Vereador de Chapadão do Sul André dos Anjos. A mesa redonda inicia um trabalho de promoção do debate acerca da defesa da igualdade de oportunidades e em defesa da diversidade.
Texto: Wallace da Silva de Almeida, docente do curso de Administração no campus de Chapadão do Sul, UFMS.
Fotos: Francisco de Assis da Silva Medeiros, docente do curso de Administração no campus de Chapadão do Sul, UFMS. Contribuição: Daniel Fernando Figueiredo Spengler e Gustavo Casadei Sabino, bolsistas da Agecom no Câmpus de Chapadão do Sul.